Balanço das eleições domina debates no Plenário do Senado
O Plenário do Senado começou na sessão desta quarta-feira (3) o grande debate em torno dos resultados das eleições municipais de 2004. Oposição e situação iniciaram um balanço das perdas e ganhos partidários, processo que deverá ser a tônica dos pronunciamentos parlamentares ao longo das próximas sessões.
Do PSDB ao PT, do PFL ao PMDB, as análises em torno das manifestações das urnas foram além dos limites municipais, para projetarem reflexos sobre a política nacional. No PFL, os senadores José Agripino (RN), líder do partido, José Jorge (PE), Heráclito Fortes (PI) e César Borges (BA), em pronunciamentos e apartes, destacaram que sua agremiação buscará reciclar-se com a manifestação das urnas, ao mesmo tempo em que apontaram claros "recados" do eleitorado aos políticos, em especial ao governo federal.
O senador Hélio Costa (MG), em nome do PMDB, cumprimentou os prefeitos eleitos no segundo turno, desejando-lhes uma administração sadia e séria. Ele enfatizou os resultados obtidos por seu partido e aliados em Minas Gerais. Já o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), destacou os avanços e conquistas de seu partido, ressaltando a importância do governo federal agilizar uma agenda de propostas reclamadas pelo desenvolvimento econômico do país.
No PT, a líder do partido na Casa, Ideli Salvatti (SC), analisou os índices eleitorais das várias agremiações, informando sua determinação de voltar à tribuna para uma análise política dos resultados do pleito. O senador Tião Viana (AC) reconheceu as conquistas do PSDB, ao mesmo tempo em que enfatizou os avanços do PT no mapa municipal do país. O senador Sibá Machado (AC) comentou as eleições no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto o senador Eduardo Suplicy (SP) buscou esclarecer sua participação no processo eleitoral da capital paulista.
> José Agripino: "Eleitor deu seu recado: quer promessas cumpridas e não aceita radicalização"
> César Borges acusa o governo de influenciar eleições com uso da máquina
> Hélio Costa deseja uma administração séria aos prefeitos eleitos
> Suplicy rejeita acusação de ter levado Marta a perder eleição
> Ideli apresenta dados sobre crescimento do PT em 2004
> Leonel Pavan destaca avanço eleitoral do PSDB em Santa Catarina
> Azeredo cumprimenta TSE e comemora vitórias do PSDB
> José Jorge quer união das oposições para 2006
> Sibá diz que PT saiu fortalecido mesmo com derrotas em São Paulo e Porto Alegre
> Líder do PSDB desafia o governo a discutir temas com a oposição
03/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crise no Senado domina os debates em Plenário pelo segundo dia seguido
Regularização da Amazônia domina debates na CMA
Expulsão de jornalista americano domina debates
Balanço das eleições municipais é destaque na programação da Rádio Senado
Dossiê ainda domina pronunciamentos de Plenário
Situação de senador boliviano domina discursos no Plenário