Expulsão de jornalista americano domina debates
Repercutiu mal entre os senadores a decisão do governo de suspender o visto do jornalista Larry Rohter, do The New York Times, autor de reportagem com insinuações de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abusa de bebidas alcoólicas. O assunto dominou os debates em Plenário, fazendo com que a ordem do dia começasse com 2h30 de atraso. No início da noite desta quarta-feira (12), o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), anunciou que, juntamente com o presidente do Senado, senador José Sarney, convidou todos os líderes partidários a participarem de uma reunião com o presidente Lula nesta quinta-feira (13), às 9 horas.
Segundo Mercadante, os líderes apresentarão "argumentos bastante sólidos" para que o presidente volte atrás na decisão de cancelar o visto de permanência de Rohter. Ele disse que levará a Lula o sentimento de repúdio do Senado e a sugestão de procurar a Justiça para responder a matéria jornalística.
- A melhor resposta não é o cancelamento do visto. Existem outros instrumentos, como a via jurídica, apesar da lentidão. Tenho certeza que a reunião pode significar uma reversão do quadro - assegurou Mercadante. Apesar disso, o líder do governo defendeu no Plenário a decisão de Lula. Para ele, cassar o visto do jornalista norte-americano foi a "resposta política possível", já que o jornal americano sequer permitiu ao governo brasileiro exercer o direito de resposta.
Ao todo, oito senadores subiram à tribuna para falar da expulsão do correspondente estrangeiro. A oposição criticou duramente a medida.
- Foi um gesto atrabiliário. É preciso muito despudor para sair em defesa da expulsão do jornalista - afirmou o senador Jefferson Péres (PDT-AM), um dos críticos mais contundentes da decisão presidencial. A defesa do governo coube à líder do PT, Ideli Salvatti (SC), ao senador Tião Viana (PT-AC) e ao próprio Mercadante.
Apesar disso, ontem à noite o porta-voz da Presidência da República, André Singer, afirmou que o presidente Lula não recuaria da decisão de cancelar o visto temporário do jornalista norte-americano. Segundo ele, a decisão se deve ao fato de o jornal The New York Times não ter se retratado pela publicação da matéria de Rohter.
12/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Antero reativa discussão sobre ameaça de expulsão de jornalista americano
Antero critica postura do governo na expulsão do jornalista
Regularização da Amazônia domina debates na CMA
Balanço das eleições domina debates no Plenário do Senado
Crise no Senado domina os debates em Plenário pelo segundo dia seguido
Oposição critica suspensão de visto de jornalista americano