Bancada do Tocantins pede agilidade na federalização da Unitins



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) comunicou ao plenário que a bancada federal do Tocantins, acompanhada de lideranças estudantis do estado, esteve nesta quarta-feira (dia 21) no Ministério da Educação para os entendimentos finais sobre o processo de implantação da Universidade Federal de Tocantins. De acordo com lei assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, a Universidade Estadual (Unitins) deverá ser federalizada.

Na ocasião, informou o senador, foi entregue ao Ministério documento com as principais reivindicações dos estudantes, como a imediata nomeação do reitor pro tempore; garantia de que o vestibular de julho de 2001 será realizado pela universidade federal ou que será assinado convênio, com essa finalidade, junto à Unitins; encampação, pela universidade federal, de todos os campi existentes no estado e garantia de execução de todos os atos referentes à efetiva implantação da universidade. Os representantes do Tocantins também pediram a prorrogação do prazo, que se encerra no dia 23 de março, de inscrição no Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies).

Eduardo Siqueira Campos ressaltou a importância, para o estado, da federalização da universidade e informou que o representante do Ministério na reunião, José Luiz da Silva Valente, assegurou o andamento dos trabalhos nesse sentido.

21/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bancada do Tocantins pede exclusão do estado da PEC que cria TRF com sede em Belém

ACM RECEBE GOVERNADOR E BANCADA DE TOCANTINS

BANCADA DO TOCANTINS NA CÂMARA MANIFESTA APOIO A ANTONIO CARLOS

Cristovam pede apoio à proposta de federalização da educação

Cristovam pede apoio à federalização do ensino básico

Randolfe Rodrigues pede federalização do ensino público