Randolfe Rodrigues pede federalização do ensino público
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (16), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que é preciso federalizar a educação no Brasil. O senador lembrou que o Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser votado na próxima semana na Câmara dos Deputados. O PNE (Projeto de Lei 8035/2010) tem o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) como relator.
O senador disse que tem a impressão de que o PNE é insuficiente para o país, já que o projeto recebeu 2.900 emendas na Câmara dos Deputados. Para Randolfe Rodrigues, um dos temas mais importantes a ser abordado no PNE é a expansão do ensino superior. Ele lamentou que a iniciativa privada tenha mais ações nesse sentido do que o governo. Segundo o senador, essa expansão deve focar nas instituições públicas de forma regionalizada.
Randolfe Rodrigues disse ainda que é preciso investir na formação de mestres e doutores, até para o Brasil ser melhor representado na comunidade internacional. O senador lamentou o fato de que a Região Norte tenha poucos mestres e doutores e disse que o Amapá tem apenas 16 instituições de ensino superior, sendo que apenas duas são públicas. Segundo o senador, essa situação mostra as desigualdades regionais e reforça a necessidade de um novo debate sobre o pacto federativo.
- Precisamos combater as desigualdades regionais e construir uma nação mais igualitária. A região amazônica precisa com urgência de mais investimentos em educação - disse o senador.
16/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam defende federalização do ensino público
Randolfe Rodrigues pede nova regulamentação do FPE
Randolfe Rodrigues defende Comissão da Verdade e pede a Dilma que não titubeie
Randolfe Rodrigues pede inclusão na pauta das PECs sobre reforma política
Randolfe Rodrigues pede explicações ao governo sobre falta de combustível no Amapá
Randolfe Rodrigues pede ajuda da Defesa Civil e Ministério da Integração para o Amapá