BANCADA FEMININA QUER REVER CRITÉRIOS DE APOSENTADORIA



A bancada feminina no Senado Federal esteve reunida nesta terça-feira (dia 19) no gabinete da senadora Luzia Toledo (PSDB-ES) para discutir uma atuação conjunta em relação ao projeto que muda a forma do cálculo das aposentadorias do setor privado. As senadoras receberam a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), autora de parecer contrário à proposta do governo, mas derrotado na Câmara. O texto aprovado pelos deputados, de acordo com Jandira, é inconstitucional e deve ser derrubado pelo Supremo Tribunal Federal.
O projeto modifica a Lei de Custeio e Benefício da Previdência e cria o fator previdenciário, que vai considerar o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador no cálculo dos benefícios. A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), coordenadora da bancada feminina no Senado, defendeu a alteração desses critérios, que, na prática, exigem maior tempo de contribuição para garantir uma aposentadoria maior.
- A bancada feminina está atenta e vamos chamar a discussão para que os trabalhadores saibam exatamente o que vai acontecer. O problema pede maior debate e maior visibilidade - argumentou Emilia.
A deputada Jandira Feghali disse que o projeto é prejudicial principalmente às mulheres e aos professores do ensino fundamental, e que as senadoras precisam sensibilizar seus partidos e bancadas para mudar o projeto no Senado. Para ela, o governo apresenta um falso déficit, e coloca a culpa por ele, injustamente, nos trabalhadores com até três salários.
A senadora Luzia Toledo avaliou positivamente a reunião, disse que a discussão está aberta, e que este é o primeiro passo para que, na Comissão de Assuntos Econômicos, se tente reverter essas perdas, principalmente para as mulheres. "Somos poucas senadoras, mas fazemos a diferença", concluiu.

19/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo quer rever critérios de demarcação da Funai

IGNÁCIO QUER REVER CRITÉRIOS SOBRE TERRENOS DE MARINHA

Bancada feminina quer instalação de Conselho de Comunicação Social

BANCADA FEMININA QUER FORTALECER CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER

Senadores querem rever critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios

Bancada feminina define prioridades