Banco Central poderá ter atribuição de estimular crescimento e empregos



O Banco Central poderá ter a missão de estimular o crescimento econômico e a geração de empregos além do papel tradicional de assegurar o poder de compra da moeda e o sistema financeiro sólido. A alteração nas competências do BC está prevista em projeto de lei (PLS 477/2011 – Complementar) que recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e está pronto para votação no Plenário.

O autor da proposta, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), salienta que os instrumentos de política monetária e de regulação financeira provocam impacto na economia real. Por isso, entende que o BC deve colocar-se, de forma explícita, dentro do projeto de desenvolvimento do país.

Segundo Lindbergh Farias, vários bancos centrais no mundo já atuam no sentido de fazer essa ligação entre os instrumentos de política monetária e a economia real dos respectivos países, citando os da Austrália e dos Estados Unidos (Federal Reserve Bank).

O senador afirma que, nos últimos anos, o Banco Central brasileiro tem atuado dentro do balizamento teórico e de políticas monetária e de regulação exposto em seu projeto.

"Portanto, a competência proposta neste projeto para o Banco Central do Brasil dará respaldo legal para a manutenção e o fortalecimento das políticas adotadas", diz.



22/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crescimento e geração de empregos podem ser incluídos entre objetivos do Banco Central

Lindbergh Farias: Banco Central precisa reduzir taxas de juros para estimular a economia brasileira

Banco Central mantém projeção de crescimento em 7,3%

Prévia do PIB aponta crescimento de 1,26% em janeiro, informa Banco Central

Banco Central espera menor crescimento do crédito em 2012

Ritmo de crescimento da economia é moderado no País, diz Banco Central