Banco Central prevê inflação menor nos próximos meses



A inflação deve ser menor nos próximos meses do que em 2011, segundo avaliação feita pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em audiência pública nesta terça-feira (28) no Senado.

De acordo com Tombini, índices de inflação ao consumidor mostram que houve pico da inflação em setembro e outubro do ano passado. Mas, atualmente, segundo ele, a inflação acumulada em 12 meses tem se reduzido “sistematicamente”.

Segundo o presidente do BC, o atual “mix de política econômica” é compatível com o maior crescimento da economia e a convergência da inflação para a meta.

 

Reservas internacionais

O Banco Central continua em processo de acumulação de reservas internacionais. De acordo com Tombini, o BC tem como política explícita a acumulação de reservas ao longo do tempo.

Na segunda-feira (27), as reservas internacionais somavam US$ 355,438 bilhões. O BC tem promovido este mês várias operações de compra de dólar, em momentos de queda da moeda. Essas compras contribuem para elevar o saldo das reservas internacionais e evitar uma valorização excessiva do real ante a moeda norte-americana.

 

Taxa básica de juros

O Brasil está crescendo abaixo do potencial e, por isso, o BC vem ajustando para baixo a taxa básica de juros da economia (Selic).

De acordo com Tombini, cálculos feitos internamente pela instituição e não divulgados mostram crescimento econômico abaixo do potencial nos últimos trimestres, incluindo o atual, o primeiro deste ano e ainda não finalizado. “Não é por outra razão que o Banco Central vem ajustando a taxa de juros”, afirmou.

O presidente do BC citou pesquisa feita com analistas do mercado financeiro que indicou a tendência de queda da taxa de juros real neutra (que permite crescimento da economia sem gerar riscos para a inflação). Conforme a consulta do BC aos analistas, em novembro de 2010, a mediana dessa taxa estava em 6,75% e passou para 5,5% na pesquisa atual. Além disso, 49% dos analistas esperam redução dessa taxa, 40% consideram que ficará estável e 11% que vai subir.

 

Fonte:
Agência Brasil



28/02/2012 16:58


Artigos Relacionados


Presidente do Banco Central acredita que inflação será menor nos próximos três meses

Banco Central espera redução no preço da gasolina nos próximos meses

Inflação em 2012 será menor do que a registrada este ano, segundo Banco Central

Banco Central prevê menor entrada de investimento estrangeiro em ações do País

CCJ aprova projeto que prevê audiência com o presidente do Banco Central a cada três meses

Projeto que prevê audiência com presidente do Banco Central a cada três meses será analisado pela CCJ