Projeto que prevê audiência com presidente do Banco Central a cada três meses será analisado pela CCJ



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) apresentou em março um projeto de resolução que obriga o presidente do Banco Central a comparecer ao Senado, a cada três meses, para discutir a política monetária em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - Mercadante é o presidente desse colegiado. A matéria, que tramita sob a forma do PRS 11/07, está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a qual se reúne nesta quarta-feira (26) a partir das 10h.

A proposta recebeu voto favorável de seu relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que defendeu a medida ressaltando que "o Senado não vem desempenhando satisfatoriamente a sua função de fiscalizar os atos do Poder Executivo no que tange à condução da política monetária". A possibilidade, tanto da Câmara dos Deputados como do Senado, de convocar o presidente do Banco Central para prestar informações está prevista no artigo 50 da Constituição.

Parlamentar professor

Outro item da pauta de votações da CCJ é a proposta de emenda à Constituição (PEC) 19/07, que autoriza deputados federais e senadores a exercerem o cargo de professor em instituições públicas de ensino superior. Atualmente, isso não é permitido pela Constituição. O autor da proposição, que acrescenta o § único ao artigo 54, é o senador Tião Viana (PT-AC).

O relator da matéria, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), apresentou voto favorável, argumentando que "a PEC em análise objetiva conceder aos deputados e senadores o mesmo tratamento concedido aos servidores públicos e aos juízes e procuradores, que podem acumular as suas atribuições com o magistério em universidades públicas".

Além disso, Suplicy destaca que a proposta corrigiria um erro da Assembléia Nacional Constituinte, a qual, como observa, não estabeleceu qualquer restrição para que os parlamentares exerçam a função de professor em instituições de ensino privadas.



24/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto que prevê audiência com o presidente do Banco Central a cada três meses

Presidente do Banco Central acredita que inflação será menor nos próximos três meses

Diretores do Banco Central poderão ter que falar ao Senado a cada seis meses

Projeto aprovado pela CCJ determina que presidente e diretores do BC devem prestar contas ao Senado a cada seis meses

Audiência com presidente do Banco Central será na próxima quarta-feira

Audiência da CAE com ministro da Fazenda e presidente do Banco Central será na próxima terça-feira