Banco do Brasil desenvolve aplicativo para acessar outras instituições via caixa eletrônico
O Banco do Brasil (BB) desenvolveu um protótipo que permite executar em um único terminal de autoatendimento (ATM) aplicativos de diferentes instituições financeiras. A partir de agora, a empresa vai internalizar essa aplicação em seus sistemas e desenvolver um módulo de conciliação e liquidação financeira para ela.
O objetivo do BB é utilizar essa solução no compartilhamento das redes externas de ATM em andamento com Bradesco e Santander, permitindo avanço significativo no projeto iniciado em 2010. A solução desenvolvida deverá eliminar uma das maiores barreiras ao compartilhamento, que é o controle dos sistemas de atendimento ao cliente por parte de cada banco. Para tanto, o ATM Multi Aplicativo permitirá que, com poucos ajustes, o sistema atual de cada banco seja disponibilizado ao público usuário.
Para o cliente será como se ele estivesse no ATM do seu banco e, além disso, a solução permite preservar todas as características e diferenciais competitivos de cada instituição financeira.
Outra vantagem da ferramenta é que ela suporta simultaneamente aplicações de múltiplos sistemas operacionais, como Windows e Linux, além de um módulo de administração, a partir do qual pode ser gerenciado o consumo de numerário e o monitoramento de todos os dispositivos do terminal.
A solução viabilizará a implementação avançada de compartilhamento de terminais, contribuindo para reduzir custos das redes de ATM, mantendo a identidade e a estratégia de cada banco.
Futuramente, estão previstos o aprimoramento da solução, a continuidade dos testes e a homologação, bem como o aprofundamento dos debates juntos aos bancos parceiros no projeto de compartilhamento.
Fonte:
Banco do Brasil
23/02/2011 21:22
Artigos Relacionados
Aprovada MP que autoriza Banco do Brasil e Caixa a adquirirem participação de instituições financeiras
Projeto aprovado pela CCJ obriga banco a instalar dispositivo antifurto em caixa eletrônico
Internet supera uso de caixa eletrônico no Brasil
Pronatec: Ministério desenvolve aplicativo que mapeia contratações
É preciso 'espião paranormal" para acessar banco de dados da ANP, diz diretora-geral
Instituto de Pesca desenvolve alimentos adequados para refeições em instituições