Aprovada MP que autoriza Banco do Brasil e Caixa a adquirirem participação de instituições financeiras



Após uma discussão que teve início pela manhã, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (17), com emendas, o projeto de lei de conversão 30/08, oriundo da Medida Provisória 443/08, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF) a constituírem subsidiárias e a adquirirem participação em instituições financeiras sediadas no Brasil. A matéria, mais uma medida provisória para que o Executivo possa dispor de mecanismos para combater os efeitos da atual crise financeira internacional , que já prejudica a economia de diversos países, retornará à análise da Câmara dos Deputados.

Segundo o acordo mantido entre as lideranças políticas, que favoreceu a aprovação das emendas apresentadas pela oposição, a autorização para as aquisições é válida até 31 de dezembro de 2009, podendo ser prorrogada por até 12 meses, por decreto do presidente da República. O decreto deverá conter ainda justificativa circunstanciada da necessidade de tal prorrogação do prazo, acompanhada de relatório das operações realizadas, que será encaminhado para exame do Senado.

Mais informações a seguir



17/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP que autoriza Caixa e BB a adquirirem instituições financeiras e empresas em dificuldade deve ser apreciada nesta semana pelo Plenário

Aprovada MP que autoriza BB e Caixa a adquirir instituições financeiras e empresas em dificuldade

Lida em Plenário MP que permite à Caixa e ao BB adquirirem instituições financeiras e empresas em dificuldade

MP que autoriza Banco Central a socorrer instituições financeiras está na pauta do Plenário

Suspensa discussão de projeto que autoriza compra de instituições financeiras em dificuldade

Banco do Brasil desenvolve aplicativo para acessar outras instituições via caixa eletrônico