Banco do Brasil será agente financiador do Minha Casa, Minha Vida



A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou nesta sexta-feira (27) a participação do Banco do Brasil (BB) como agente financiador do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Segundo a ministra, a Caixa Econômica Federal já está repassando ao BB informações para que a instituição possa começar a atuar em 2012, principalmente no financiamento de empreendimentos para famílias que ganham até três salários mínimos.

Durante reunião da ministra com empresários do ramo da incorporação e construção, dirigentes da Caixa e do BB, também foi detalhada a segunda fase do programa. De acordo com Miriam Belchior, o banco precisará trabalhar ao longo deste ano para montar a estrutura necessária para operar no programa habitacional. “Isso exige uma estrutura que, hoje, o Banco do Brasil não tem, mas foi determinação da presidenta [Dilma Rousseff] que eles montassem”, ressaltou.

O BB deverá agir de forma complementar a Caixa. A ministra destacou, no entanto, que o funcionamento da parceria exigirá um esforço de articulação dentro do governo. “Nós vamos ter que nos desdobrar para não transformar a entrada do banco em um peso”, disse.

Na segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, as unidades habitacionais destinadas para a faixa de renda de até três salários mínimos terão preço médio de R$ 54.940, contra os R$ 42 mil da primeira fase do programa. Os preços variam por região.

Existe também uma preocupação maior com a qualidade dos imóveis e o acabamento. As plantas serão maiores de modo a facilitar a acessibilidade de deficientes físicos, fazendo com que as moradias tenham, por exemplo, portas e janelas mais amplas.


Fonte:
Agência Brasil



27/05/2011 20:33


Artigos Relacionados


Banco do Brasil e governo do DF firmam convênio para financiar moradias do Minha Casa, Minha Vida

Banco Central regulamenta oferta pública de recursos do Minha Casa, Minha Vida

Segunda fase do Minha Casa, Minha Vida será lançada em junho

Ministro das Cidades será convidado a explicar denúncias de desvios no Minha Casa, Minha Vida

Cresce valor máximo para aquisição de casa com recursos do Minha Casa, Minha Vida

Feirão da Casa Própria em Brasília prioriza imóveis do Minha Casa, Minha Vida