Banco do Nordeste terá prazo maior para contratar empréstimo



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (8) parecer da senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) em favor da prorrogação por mais 300 dias do prazo de autorização concedido ao Banco do Nordeste do Brasil para obter US$ 150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A matéria será analisada pelo Plenário em regime de urgência.

Os recursos do BID deverão ser aplicados no Programa de Expansão de Mercados das Pequenas e Médias Empresas do Nordeste do Brasil. O prazo da operação já estava vencido. Os acordos e os convênios com as entidades que participam do programa não conseguiram ser fechados dentro do prazo concedido pela resolução nº 8, de 5 de julho de 2001, do Senado Federal, conforme o parecer da relatora.

O autor do projeto de resolução, senador Eduardo Suplicy ( PT-SP), explicou que tomou a iniciativa de pedir a prorrogação do prazo depois de ter conversado com o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, sobre a importância desse empréstimo.

Suplicy esclareceu ao senador César Borges (PFL-BA) que o programa prevê instituições financeiras -intermediadoras- para reforçar a capilaridade na aplicação desses recursos. -O Banco do Nordeste já iniciou entendimentos para firmar parcerias com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Pactual e o Bradesco-, afirmou Suplicy.

Os senadores Fernando Bezerra (PTB-RN), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) destacaram a importância dessa nova linha de empréstimo para o desenvolvimento da região Nordeste. Tourinho ressaltou as condições vantajosas oferecidas pelo BID. Ele disse que o sistema financeiro nacional pratica -spreads abusivos, chegando a 60% em algumas operações, enquanto nos Estados Unidos giram em torno de 3%, e 8% no Chile-. Já a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), disse que buscará informações para verificar como o Banco da Amazônia (Basa) poderá ter acesso ao uma linha de crédito semelhante para as pequenas e médias empresas da Região Norte.



08/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada reabertura de prazo para RN contratar empréstimo com o BID

Bahia ganha novo prazo para contratar empréstimo com o BID

Prefeitura de Betim tem autorização para contratar empréstimo junto ao Banco Mundial

CAE autoriza município de Uberaba a contratar empréstimo com Banco Mundial

Plenário aprova empréstimo para o Banco do Nordeste

Cidades-sede da Copa terão prazo maior para contratar crédito na área de transporte