Banco Mundial premia Sistema de Expectativas de Mercado do BC



O Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central do Brasil obteve o 2º lugar na segunda edição do Prêmio Regional para Inovação em Estatística para a América Latina e Caribe. 

O prêmio do Banco Mundial, criado em 2007, busca prestigiar os programas e atividades estatísticas que se destacam por sua qualidade, utilidade no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento.

Como parte da premiação, os principais programas e atividades estatísticas de 26 países da América Latina e do Caribe foram avaliados por um comitê de experts em estatística do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do IADB, do Eurostaat e do Instituto de Estatística da Espanha. 

Os trabalhos vencedores participaram de cerimônia de premiação em outubro, na sede do Banco Mundial, em Washington, e são incluídos em uma publicação do Banco Mundial e na página da entidade na internet para distribuição internacional. 

Sistema de Expectativas de Mercado

Criado em 1999, o Sistema de Expectativas de Mercado coleta diariamente as opiniões de analistas do setor privado sobre a evolução futura de indicadores econômicos importantes, a partir das quais produz diversas estatísticas. O Relatório Focus, publicado no site do Banco Central do Brasil toda segunda-feira, resume as estatísticas apuradas pelo Sistema. 

As informações geradas pelo Sistema Expectativas são apresentadas ao Copom, oferecendo a visão dos analistas do setor privado sobre o cenário prospectivo,  e são também utilizadas pelos modelos de projeção da inflação. 

 

Fonte:
Banco Central



03/11/2010 14:12


Artigos Relacionados


Missão do FMI e Banco Mundial elogia o sistema financeiro brasileiro

CAE aprecia empréstimo do Banco Mundial para reorganizar sistema de saúde da Bahia

Inovações na Lei do Inquilinato completam um ano sem atender expectativas do mercado

Inflação de outubro veio abaixo das expectativas do mercado, diz Mantega

Banco Central divulga Copom e detalha expectativas

Banco do Nordeste premia clientes