Missão do FMI e Banco Mundial elogia o sistema financeiro brasileiro



Os representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) elogiaram na quarta-feira (21) o sistema financeiro nacional, considerando-o estável e com níveis baixos de risco. Eles integram a missão do Programa de Avaliação do Setor Financeiro (Fsap, na sigla em inglês), que visita o País desde o dia 6 de março. Para eles, o principal desafio do governo é transformar o perfil atual de investimentos, concentrados no curto prazo, para algo mais sustentável, de médio e longo prazos.

O Fsap foi criado em 1999 e tem o objetivo de fazer uma análise aprofundada do setor financeiro de um país, a cada cinco anos, a pedido de seu governo. Ele também atua como um instrumento de vigilância do FMI. Segundo o diretor assistente do Departamento de Política Monetária de Vigilância Financeira e de Mercados de Capital do FMI, Dimitri Demekas, o programa avalia ainda a estabilidade e o índice de desenvolvimento financeiro do país.

Demekas disse que a solidez do sistema financeiro do Brasil e a “política bastante efetiva e energética do Banco Central” fizeram com que o País lidasse muito bem com a última crise financeira mundial e saísse dela rapidamente. Entre os “amortecedores de choques externos” que mais têm contribuído para essa estabilidade, ele citou a taxa de câmbio flexível e os altos níveis de reservas internacionais.

Para o economista-chefe do Bird para a América Latina, Augusto de la Torre, “o Brasil se tornou muito mais robusto” do que há dez anos, e “o mercado de dívida do governo se tornou muito bem comportado”. Ele chamou a atenção, no entanto, para um desafio que o País precisa enfrentar. “Boa parte do mercado financeiro do Brasil está em investimentos de curto prazo, o que impede que se passe para uma perspectiva de médio prazo”.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

22/03/2012 15:31


Artigos Relacionados


CAS RECEBE MISSÃO DO BANCO MUNDIAL

Missão do Banco Mundial vai ao Rio avaliar tragédia na região serrana

Marco Maciel: Proer blindou sistema financeiro brasileiro

Eletrobras e Banco Mundial assinam acordo financeiro para execução de programa de energia

Tombini diz que Sistema de Pagamentos Brasileiro permitiu fortalecimento do mercado financeiro

Ingresso da África do Sul no Brics reforçará busca pela reforma do sistema financeiro mundial