Bancos e telefonia celular lideram queixas ao Procon em 2012



Setor bancário aparece em primeiro lugar no ranking, com 35.012 atendimentos, seguido do de telefonia móvel, com 28.332

Reclamações contra bancos e telefonia celular lideraram as queixas dos consumidores em 2012, segundo balanço divulgado nesta quarta, 16, pelo Procon. O setor bancário ficou em primeiro lugar no ranking, com 35.012 atendimentosm, seguido do de telefonia móvel, com 28.332. Na terceira posição ficou o ramo de telefonia fixa, que gerou 27.519 atendimentos.

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O quarto setor com o maior volume de reclamações foi o de cartão de crédito (25.111) e em quinto ficou telefone (convencional, celular, interfone, etc.), com 18.253 atendimentos. Entre as empresas, o grupo Itaú Unibanco foi o primeiro com 10.306 e em segundo ficou o grupo Vivo Telefônica, com 9.683.

Os maiores problemas no setor bancário foram a cobrança de valores não reconhecidos em faturas de cartões de crédito e conta corrente e a cobrança de tarifas, especialmente as relacionadas a financiamento de veículos. Já em telecomunicações as reclamações estão relacionados ao não cumprimento dos pacotes ofertados, à inoperância do serviço e à dificuldade de cancelamento do serviço. Veja aqui o ranking das empresas e aqui o ranking dos setores.

Varejo online

O comércio eletrônico apresentou um crescimento acentuado de queixas relacionadas à oferta de produtos e serviços pelos sites de compras coletivas em 2012. O setor de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, acesso à internet e TV por assinatura) também teve um considerável aumento. O Procon afirma que no ano passado solucionou 85% dos casos no primeiro atendimento, quando envia carta ao fornecedor solicitando resolução do problema.

Do Portal do Governo do Estado



01/16/2013


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