Barreira ao aço brasileiro deve ser debatida pela CRE e CAE



As Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Assuntos Econômicos poderão aprofundar os debates em torno da barreira protecionista norte-americana imposta ao aço brasileiro. A decisão será tomada nesta terça-feira (dia 9) pela CRE, a partir das 17h30, quando deverá ser votado requerimento do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) solicitando audiência pública para que sejam analisadas as ameaças de medidas protecionistas americanas ao aço brasileiro.

Caso a proposta venha a ser aprovada serão convidados para o debate os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Silva do Amaral, e das Relações Exteriores, Celso Lafer. Constam também da lista de convidados a presidente da Associação Brasileira de Siderurgia, Maria Silva Bastos Marques, e o presidente da Companhia de Siderurgia de Tubarão, José Armando Figueiredo Campos.

A Comissão de Relações Exteriores, presidida pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), vota na mesma reunião requerimento do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que solicita a presença na CRE dos membros das Comissões de Agricultura e de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos. Requião quer que os senadores norte-americanos falem sobre a política agrícola daquele. Em troca, observou Requião, os senadores americanos irão conhecer melhor a realidade agrícola brasileira, especialmente com relação à soja.

A CRE também vai votar a indicação de dois novos embaixadores. Para a embaixada do Brasil na República Federal da Alemanha foi indicado José Artur Denot Medeiros e para a embaixada brasileira na Itália Angelo Andrea Matarazzo. Os pareceres dos respectivos relatores, senadores Iris Rezende (PMDB-GO) e Pedro Piva (PSDB-SP), serão apreciados em sessão secreta.

08/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa quer fim de barreira argentina contra frango brasileiro

Para Alvaro Dias, diplomata brasileiro não deve ser punido pela fuga de senador boliviano

Pela graduação, brasileiros encaram barreira do mandarim

País reage à barreira criada pela Rússia à carne brasileira sem relatório técnico

Situação de brasileiro sequestrado pelas Farc é debatida na CCJ

Mozarildo: substituição da Sudam deve ser amplamente debatida