Hélio Costa quer fim de barreira argentina contra frango brasileiro



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) defendeu nesta terça-feira (20) o fim das barreiras impostas nos últimos três anos pelo governo argentino contra o frango brasileiro exportado para aquele país, antes que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) crie o fundo de R$ 1 bilhão para financiamento e incentivo do comércio bilateral.

Hélio Costa lembrou que o Brasil é o segundo maior produtor de frango do mundo e conseguiu, com muita tecnologia e investimento, exportar um produto de ótima qualidade a preço competitivo.

- O frango brasileiro chegava a Buenos Aires por um terço do preço do frango argentino. O governo argentino barrou 90% do frango brasileiro exportado e causou um prejuízo de100 milhões de reais aos produtores brasileiros - afirmou.

O senador ressaltou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) inocentou o Brasil da acusação de estar praticando dumping (redução artificial do preço de exportação) com o frango.

- O governo brasileiro deve tentar estreitar os laços comerciais, mas antes é preciso estabelecer que a Argentina cumpra tudo o que consta nas leis internacionais e suspenda as barreiras contra o nosso frango - concluiu.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa diz que cobranças dificultam relação entre Brasil e Argentina

Hélio Costa lembra que brasileiro representou a ONU em momentos graves

Hélio Costa quer salvar as pequenas cidades

Hélio Costa quer trazer de volta brasileiros presos nos EUA

Hélio Costa quer criar Subcomissão de Ciência e Tecnologia

Hélio Costa quer mais debates sobre a Alca