Batalha do Jenipapo será lembrada em sessão especial



Será realizada no dia 11 de março, uma quarta-feira, sessão plenária especial em homenagem aos 186 anos da Batalha do Jenipapo, ocorrida em Campo Maior (PI). Durante o confronto, centenas de piauienses, maranhenses e cearenses lutaram contra tropas portuguesas em prol da Independência do Brasil. A proposta de realização da homenagem foi apresentada pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI).

A batalha, que teve lugar às margens do Rio Jenipapo, em 13 de março de 1823, "foi decisiva para a independência e consolidação do território nacional", argumenta o senador na justificação de seu requerimento.

João Vicente Claudino lembra que os brasileiros combateram os militares comandados pelo Major João José da Cunha Fidié, encarregado de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. O avanço dos portugueses rumo a Campo Maior, ressalta, implicou em uma mobilização sem precedentes da população local. Grupos de vaqueiros e roceiros armados com espingardas, facões, machados, foices, espetos e até paus e pedras enfrentaram soldados bem armados e organizados.

"Jenipapo foi o retrato da bravura de um povo em luta pela sua liberdade. O episódio deixou um grande legado, do qual os campo-maiorenses podem se orgulhar, já que a batalha do Jenipapo foi a única com o objetivo de adesão à independência em que houve derramamento de sangue", diz João Vicente Claudino, na justificação de seu requerimento.



20/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Batalha do Jenipapo será lembrada em sessão especial

Começa sessão especial de homenagem aos 186 anos da Batalha de Jenipapo

Mão Santa diz que reivindicações não quebraram brilho da sessão especial da Batalha do Jenipapo

Senado rememora a Batalha do Jenipapo

Senado vai relembrar a Batalha do Jenipapo

Senado relembra a Batalha do Jenipapo