Senado vai relembrar a Batalha do Jenipapo



O senado vai rememorar, no início da sessão plenária do dia 14 de março, às 14h, a Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823 e considerada decisiva para a independência do Brasil. A solenidade foi solicitada pelo senador Wellington Dias (PT-PI).

"A Batalha do Jenipapo é importante data comemorativa do povo do Piauí e foi decisiva para a Independência do Brasil e a consolidação do território nacional", justifica o senador em seu requerimento.

A proclamação da Independência, seis meses antes da batalha de Jenipapo, ainda não havia produzido resultados em algumas regiões do país, principalmente no Norte, que Portugal pretendia conservar como parte de seu império.

A batalha aconteceu às margens do riacho Jenipapo, onde hoje fica o município de Campo Maior (PI), envolvendo confronto entre partidários da independência do país e da resistência portuguesa. Vaqueiros e roceiros armados com espingardas, facões, machados, foices, espetos e até paus e pedras enfrentaram soldados bem armados e organizados, estes liderados pelo major João José da Cunha Fidié - veterano de guerras napoleônicas -, que queria manter a região sob o domínio dos portugueses e sufocar os movimentos pela independência do Brasil. Além da população do Piauí, maranhenses e cearenses participaram do confronto contra os partidários de Portugal.

Com uma grande baixa entre os brasileiros - há historiadores que falam em até 400 mortos -, as tropas portuguesas tiveram uma vitória aparente, mas perderam parte de seu arsenal. Foram obrigadas a acampar a um quilômetro de Campo Maior, na fazenda Tombador. Poucos dias depois, partiram no rumo do Estanhado, hoje União (PI), e daí passaram a aquartelar-se em Caxias (MA), onde foram cercados e obrigados a se render em 31 de julho de 1823.

Helena Daltro Pontual e Djalba Lima / Agência Senado

04/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado rememora a Batalha do Jenipapo

Senado relembra a Batalha do Jenipapo

Senado homenageará Batalha do Jenipapo e criação da OIT

Senado comemora 186 anos da Batalha do Jenipapo

Projeto que cria Dia da Batalha de Jenipapo vai ao Plenário

José Sarney narra a Batalha de Jenipapo