Bauer pede aprovação de jornada de 30 horas para enfermeiros
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) pediu nesta terça-feira (10) a aprovação do Projeto de Lei do Senado 161/1999 (PL 2295/2000 na Câmara), que estabelece jornada de trabalho de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Aprovado pelo Senado no final de 1999, o projeto tramita desde janeiro de 2000 na Câmara, onde aguarda votação no Plenário.
– Causa estranheza o enorme tempo decorrido sem conseguir a aprovação na Câmara dos deputados, apesar de receber parecer favorável em todas as comissões a que foi submetido – criticou o senador.
Para Bauer, a determinação do máximo de 30 horas semanais e seis diárias se faz necessária porque os enfermeiros, muitas vezes, são submetidos a jornadas desumanas, o que prejudica sua saúde e a saúde dos pacientes de que cuidam. Além disso, o senador argumentou que a remuneração, geralmente baixa, faz com que os profissionais da área se submetam a dupla e até tripla jornada.
O senador informou que os profissionais de enfermagem realizarão na quarta-feira (11) ato público na Esplanada dos Ministérios pela aprovação do projeto. Após a manifestação, será realizada audiência pública na Câmara dos Deputados.
– Quero expressar meu apoio às reivindicações dessa classe tão sofrida e menosprezada e, ao mesmo tempo tão valiosa. Espero que os nobres deputados se convençam da importância dos profissionais de enfermagem e de suas reivindicações – disse Bauer.
Em aparte, o senador Paulo Davim (PV-RN) se solidarizou com a manifestação de Bauer. Para ele, a causa é justa e legítima, e a aprovação do projeto é necessária.
10/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS APROVA JORNADA DE SEIS HORAS PARA ENFERMEIROS
Paulo Davim pede aprovação de projeto que regulamenta jornada de trabalho de enfermeiros
Paim defende aprovação de PEC que reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais
Tuma pede que senadores acompanhem votação de projeto que reduz jornada de enfermeiros
Crivella pede jornada de oito horas para médicos
Paulo Paim homenageia trabalhador e pede redução da jornada para 40 horas semanais