BB faz parceria com banco português para atuar na África



Banco do Brasil, Bradesco e Banco Espírito Santo (BES) de Portugal, assinaram nesta segunda-feira (9) memorando de entendimento para realizar estudos e firmar parceria estratégica no continente africano. A concretização da operação está sujeita à realização de estudos técnicos, jurídicos, financeiros, negociação satisfatória dos documentos definitivos e cumprimento das formalidades legais e regulatórias aplicáveis em cada país.


Inicialmente, a parceria vai consolidar as atuais operações do Banco Espírito Santo na África, em uma holding financeira, a BES Africa, que teria os três bancos como principais acionistas. A holding vai coordenar futuros investimentos envolvendo a aquisição de participações em bancos, bem como estabelecimento de operações próprias dos acionistas no continente africano.


O continente africano vem sendo alvo de investimentos diretos realizados por empresas brasileiras e portuguesas em processo de internacionalização. Essas empresas tem posições relevantes na economia de vários países africanos, com destaque para infraestrutura, telecomunicações, transporte, alimentos e exploração de petróleo.


O Banco Espírito Santo é o segundo maior banco comercial português, com ativos totais da ordem de US$ 108 bilhões. Possui uma rede de 734 agências, além de 20 centros de atendimento private e 26 centros empresariais (posição de dezembro 2009). Atualmente, está presente em 18 países e quatro continentes e possui participação em cinco instituições financeiras no continente africano.



Fonte:
Banco do Brasil







11/08/2010 20:04


Artigos Relacionados


Correios e Banco do Brasil oficializam parceria para serviços do Banco Postal

UE quer fechar parceria com Fiocruz para combate à Aids na África

Seminário vai abordar parceria entre Brasil e China para desenvolvimento da África

Presidenta pretende estreitar parceria com a África para combate à desigualdade e à exclusão social

Mercadante diz que governo e Congresso podem atuar para regular tarifas de banco

Alô Senado vai atuar em parceria com TV e rádio no 1º turno das eleições