Seminário vai abordar parceria entre Brasil e China para desenvolvimento da África



O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com apoio do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico (Dfid), Grupo Odebrecht e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realiza, nesta quarta-feira (9), em Brasília, o Seminário Internacional Brasil e China na África: Desafios da Cooperação para o Desenvolvimento. 


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) será representado pelo secretário-executivo, Rômulo Paes, que foi convidado a falar durante o painel Sistemas Existentes de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. 


A proposta do evento é promover a análise das iniciativas de desenvolvimento global de Brasil e China através da cooperação internacional (técnica, tecnológica e financeira) de seus governos e instituições. Serão debatidos os empreendimentos de ambas as nações para a promoção do desenvolvimento, diminuição da pobreza e redução da desigualdade social na África - temas centrais na agenda doméstica de países em desenvolvimento como Brasil e China. 


O foco da análise se restringirá às iniciativas nos países africanos, pois é neles que estão sendo empreendidas algumas das mais ambiciosas ações para o desenvolvimento realizadas por Brasil e China. Um exemplo é a instalação, em Gana, de uma filial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



08/06/2010 17:56


Artigos Relacionados


Parceria estratégica entre Brasil e China é tema de reunião no Senado

Parceria entre Congresso e IBGE promove seminário "Brasil em Dados"

Brasil, África do Sul, Índia e China debatem combate ao aquecimento global

Brasil deve conhecer mais sobre China, Índia e África do Sul, recomendam especialistas

Parceria do Brasil com a África é tema de estudo

Brasil ampliará participação em banco de desenvolvimento para reforçar presença na África