BB libera recursos para empresas afetadas por chuvas no Nordeste



O Banco do Brasil obteve nesta terça-feira (17) a liberação das primeiras 50 operações da ação emergencial de reconstrução destinada a empresas localizadas em municípios afetados pelas chuvas nos estados de Alagoas e Pernambuco. Serão investidos na reconstrução R$ 1 bilhão de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



As operações liberadas nesta terça somam R$ 2,9 milhões e foram contratadas por empresas dos seguintes municípios pernambucanos: Matriz de Camaregibe, Palmares, Barreiros, Xexéu, Cabo de Santo Agostinho, Água Preta, Barra de Guabiraba, Tamandará e Joaquim Nabuco. O BB recebeu 383 propostas de operações em Pernambuco.



Com a iniciativa, os micro e pequenos empreendimentos que tiveram prejuízos com enchentes passarão a ter acesso a linha de crédito de longo prazo com custo reduzido para financiar até 100% de obras de construção civil, equipamentos e veículos. Os prazos variam de 5 a 10 anos, com carência de 24 meses. Dessa forma, as empresas têm até dois anos para se recuperar e começar a pagar.



"A oferta de linhas com custo menor e prazo mais alongado é providencial para pequenas fábricas e estabelecimentos comerciais que sofreram maior impacto com as enchentes. Sem isso, alguns deles fatalmente teriam suas finanças comprometidas, gerando desemprego, queda da arrecadação e estagnação no município", afirma o diretor de Crédito do Banco do Brasil, Walter Malieni.



Além de repassar recursos, o Banco do Brasil tomou uma série de medidas de apoio aos municípios comprometidos pelo excesso de chuvas no Nordeste. Entre as ações adotadas estão a redução de taxas de juros e aumento de prazo de linhas de crédito para pessoas físicas e alongamento de prazos, vencimento e carência de linhas de crédito para micro e pequenas empresas.



No total, 75 municípios nos estados de Alagoas e Pernambuco decretaram estado de calamidade em decorrência dos desastres ambientais ocorridos em junho. Na época, as autoridades estimaram em 45 mil as pessoas desabrigadas.


 

Fonte:
Banco do Brasil

 



19/08/2010 12:12


Artigos Relacionados


BNDES treina funcionários de bancos para liberar crédito às empresas afetadas pelas chuvas no Rio

MP que libera recursos para áreas afetadas por desastres deve ser votada na terça

Aprovada medida provisória que libera recursos para municípios atingidos por excesso de chuvas

Aprovada MP que liberou recursos para sistema carcerário e municípios atingidos por chuvas no Nordeste

MDS libera recursos para compra de alimentos no Nordeste

Plenário analisa MP que libera recursos para produtores de etanol do Nordeste