Belini Meurer manifesta preocupação com o avanço da violência provocado pelo consumo de 'crack'




O senador Belini Meurer (PT-SC) manifestou, nesta terça-feira (31), a sua preocupação com o avanço da violência provocado pelo consumo de crack, que ele qualificou como "droga terrível que vem tomando conta da juventude", e afirmou que é necessário que algo seja feito "de forma forte e enérgica" para conter essa situação e revertê-la.

Belini Meurer alertou para o fato de que a violência, que sempre foi um problema dos grandes centros do país, está migrando para as pequenas cidades. Ele disse que Santa Catarina, que é um estado de pequenas cidades - a maior, Joinville, tem 500 mil habitantes -, tem visto os números da violência aumentarem cada vez mais.

Diante disso, avalia o senador, as iniciativas para conter o avanço do crack, no que diz respeito às ações governamentais, ainda são pequenas. Ele disse acreditar que, face á gravidade do problema, uma das formas mais eficazes de combate ao avanço do crack no país e ao consequente crescimento da violência até mesmo nos pequenos municípios seria uma parceria entre União, estados e municípios.

Belini Meurer elogiou as ações do governo federal no combate ao tráfico de drogas e à violência. Ele lembrou o lançamento, em maio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack. Com investimento de R$ 400 milhões para este ano, o plano reúne e fortalece projetos de enfrentamento às drogas já desenvolvidos através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Com a atuação conjunta de vários ministérios e órgãos ligados à segurança pública, disse o senador, o presidente Lula tem a intenção de fazer um diagnóstico do consumo do crack e suas consequências, explicou o senador. O objetivo é desenvolver ações que garantam tratamento e reinserção social, informação e orientação, formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias e enfrentamento ao tráfico.

Belini Meurer acrescentou que projetos estratégicos já vêm fazendo um trabalho de prevenção e informação, como é o caso do Serviço Nacional de Orientação e Informação sobre a Prevenção do Uso Indevido de Drogas, através do número 0800-5100015; a rede de pesquisa sobre drogas, que promove a formação, o intercâmbio e a descentralização de recursos humanos em pesquisas sobre drogas, com 600 pesquisadores cadastrados e 309 grupos de pesquisas identificados.

Campanha na mídia

Belini Meurer elogiou iniciativa da Rede Brasil Sul de Telecomunicações (RBS) que têm promovido campanha de esclarecimento para os usuários sobre os malefícios do crack e a mobilização das famílias, contribuindo, disse o senador, para a redução do consumo em Santa Catarina.

O parlamentar recebeu aparte da senadora Níura Demarchi (PSDB-SC) para quem o combate ao crack e à violência deve ser tratado como questão suprapartidária e de Estado e ter caráter multidisciplinar.



31/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Belini Meurer manifesta preocupação com o conteúdo do ensino no Brasil

Papaléo manifesta preocupação com aumento do consumo de 'crack'

Belini Meurer despede-se do Senado

Belini Meurer: sociedade exerce seu poder com orçamento participativo

Belini Meurer, suplente de Ideli, assume mandato de senador

Ana Amélia registra criação de banco de dados sobre avanço do consumo de 'crack' em todo o país