Belini Meurer manifesta preocupação com o conteúdo do ensino no Brasil




O senador Belini Meurer (PT-SC) disse nesta quinta-feira (26) que a educação brasileira precisa ser transformada, mas é preciso saber que transformação o país quer. Ele assinalou que é preciso saber o que a população está aprendendo e repensar os currículos para definir em que devem ser mudados.

- Os alunos do ensino médio saem sabendo o que é mitose, meiose; eles saem sabendo o que é uma oração coordenada sintética, aditiva; saem sabendo o que é e como resolver uma equação de segundo grau. Ele sai sabendo qual é a altura do Pico do Himalaia. Ele sai sabendo todos os nomes dos faraós do Egito antigo. E aí eu pergunto: E pessoalmente, o que ele recebe? Qual é a vida dele? Como vai ser a vida dele a partir dali? - indagou.

Para Belini Meurer, esses estudantes saem mal formados do ensino médio porque não aprenderam economia, o que é Crédito Direto ao Consumidor (CDC), como se calcula juros e não tiveram aulas de Direito. Segundo o senador, a escola ensina conteúdos que os estudantes nunca utilizarão no dia-a-dia.

- Eu tenho para mim que as grandes questões com relação a isso dizem respeito aos vestibulares. Os conteúdos são colocados nos vestibulares e aí as escolas acabam correndo atrás para poderem se adequar e dar alguma condição melhor para os seus alunos. Mas é uma coisa que o Ministério da Educação precisa encarar com muita seriedade - explicou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que o Ministério da Educação "está muito sensível" às sugestões de mudança curricular para que sejam administrados ensinamentos úteis nas escolas. Ele lembrou que países como o Chile e a Coréia do Sul deram prioridade máxima à educação e colheram bons resultados econômicos.



26/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Belini Meurer manifesta preocupação com o avanço da violência provocado pelo consumo de 'crack'

Belini Meurer despede-se do Senado

Belini Meurer: sociedade exerce seu poder com orçamento participativo

Belini Meurer, suplente de Ideli, assume mandato de senador

Belini Meurer comemora inauguração de novos 'campi' de universidades federais

Belini Meurer anuncia audiência pública sobre universidades comunitárias