Belini Meurer: sociedade exerce seu poder com orçamento participativo



O senador Belini Meurer (PT-SC) destacou nesta quarta-feira (11) as experiências brasileiras de orçamento participativo, mecanismo que considerou uma das formas de a sociedade exercer diretamente seu poder de decisão nos rumos das obras em suas cidades e estados.

Em Santa Catarina, segundo o parlamentar, o orçamento participativo foi implantado em 1997, a partir de um projeto de lei apresentado pelo então deputado estadual Carlito Merss (PT), hoje prefeito de Joinville.

A experiência mais marcante de orçamento participativo, na avaliação do senador, surgiu em Porto Alegre, na gestão do então prefeito Olívio Dutra, em 1989. O modelo de Porto Alegre, acrescentou, teve o reconhecimento da população e, por isso, é considerado uma das razões da permanência do PT no governo da capital gaúcha durante 16 anos.

Gestão 

Em 1996, segundo Belini Meurer, a Conferência Habitat II da ONU (Cúpula das Cidades), realizada em Istambul, reconheceu o orçamento participativo como "prática bem-sucedida de gestão local", e o caso de Porto Alegre tornou-se referência para o mundo. A ONU considera a experiência uma das 40 melhores práticas de gestão pública urbana no planeta.

No âmbito federal, de acordo com o parlamentar, o governo Lula deu "exemplo de participação democrática" ao intensificar, a partir de 2003, a realização das conferências temáticas municipais e estaduais. Os encontros discutem ações nas áreas da saúde, educação, segurança, habitação e outras.

Juventude 

O senador também cumprimentou os participantes do Orçamento Participativo Jovem de Joinville. No próximo sábado (14), a cidade catarinense vai discutir com seus jovens as políticas públicas que devem ser implementadas em benefício desse segmento da população.

- É preciso que nos conscientizemos de que os cidadãos, em uma democracia, não têm apenas direitos, mas o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege seus direitos e suas liberdades. 



11/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Belini Meurer despede-se do Senado

Belini Meurer manifesta preocupação com o conteúdo do ensino no Brasil

Belini Meurer, suplente de Ideli, assume mandato de senador

Belini Meurer comemora inauguração de novos 'campi' de universidades federais

Belini Meurer anuncia audiência pública sobre universidades comunitárias

Santa Catarina ainda não tem sua Defensoria Pública, protesta Belini Meurer