Bellucci e Soares avançam no Rio Open



O Brasil conquistou, nessa segunda-feira (17), duas vitórias no primeiro dia de duelos do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, disputado nas quadras do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Pela chave de simples, o paulista Thomaz Bellucci, apoiado pela torcida, jogou na rodada da noite e encontrou forças para virar a partida contra o colombiano Santiago Giraldo. Depois de perder o primeiro set por 3/6, Bellucci fechou o jogo em 2 x 1 ao triunfar nos sets seguintes por 6/4 e 6/3.

Já pela chave de duplas, o mineiro Bruno Soares e seu parceiro, o austríaco Alexander Peya, venceram o time formado pelo também mineiro André Sá e o argentino Juan Monaco. O placar foi o mesmo do jogo de Bellucci (2 x 1) e a diferença é que Bruno e Peya venceram o primeiro set por 6/2, viram os rivais reagirem na segunda etapa (3/6) e, então, no tie-break, fecharam em 10/3.

Emocionado, Bellucci comemorou a dura vitória e espera aproveitar o dia de descanso para se preparar para a segunda rodada. “Acabei cometendo muitos erros no primeiro set, mas sabia desde o início que se conseguisse entrar no jogo poderia vencer. Jogar em casa é muito diferente, o apoio da torcida me motiva a jogar meu melhor tênis e isso me ajudou a ganhar”, ressaltou o tenista.

“Foi uma emoção muito grande no final. Essa vitória significa muito pra mim. Espero descansar bastante e conseguir me preparar para mais um jogo importante na quarta-feira (19)”, prosseguiu o brasileiro, 122º do ranking mundial, que venceu sua segunda partida em cinco jogos contra Giraldo, número 60 do mundo. O rival de Bellucci sairá do jogo entre os argentinos Juan Monaco e Horacio Zeballos.

Bruno Soares também enalteceu a participação e presença do público durante a partida. “Eu imaginei que haveria bastante gente, mas, no final, superou as nossas expectativas. Foi de arrepiar. Nós temos um certo assédio durante todo o ano, mas aqui é diferente. Eles gostam de se envolver, de participar do jogo. É especial o carinho que o público tem com a gente. Acho que se o jogo fosse contra estrangeiros a energia seria maior ainda”, declarou o mineiro.

Terceiro melhor tenista do ranking mundial de duplas da ATP, Bruno forma com Peya a sexta melhor parceria da atualidade. “No papel somos favoritos, a gente sabe dessa pressão. A gente entra em quase todos os torneios como cabeças-de-chave um ou dois e estamos acostumados com isso. Sabemos da qualidade de quem está aqui e, se perdermos, não será algo de outro mundo. Mas temos que provar esse favoritismo em quadra”, disse Bruno.

Estrelas espanholas em quadra
Nesta terça-feira (18), os dois jogadores mais bem ranqueados do torneio masculino, um evento de nível ATP 500, entram em quadra.

Às 19h, na abertura da rodada noturna, o espanhol David Ferrer, número 4 do ranking mundial, estreia contra o francês Jeremy Chardy, 45º do mudno. Campeão de Buenos Aires no último domingo (16), Ferrer disse estar confiante para o torneio. “É normal o cansaço, mas estou muito feliz com o título de Buenos Aires e bem motivado. Este é um torneio dos mais importantes do circuito, são poucos na temporada, então vale muito. O clima aqui está muito bom e a presença do Rafa (Nadal) também atrai muitos fãs, o que torna o evento muito atrativo”, virbou Ferrer, que jogou no Brasil pela última vez em 2004.

Depois do duelo entre Ferrer e chardy é a vez da maior estrela do torneio jogar pela primeira vez no Rio de Janeiro. Número 1 do mundo e reconhecidamente um dos maiores jogadores de todos os tempos, o espanhol Rafael Nadal, dono de 13 títulos de Grand Slam e oito vezes campeão de Roland Garros, estreia no Rio Open. A partida está prevista para começar por volta das 21h30. O adversário será o também espanhol Daniel Gimeno-Traver e o duelo marcará o jogo de número 800 na carreira profissional de Nadal.

Brasileiros eliminados
No primeiro dia de confrontos do Rio Open, quatro brasileiros, dois homens e duas mulheres, disseram adeus à competição.

No masculino, João Souza, o Feijão, e Guilherme Clezar perderam seus jogos e foram eliminados da chave de simples. Feijão foi derrotado pelo argentino Facundo Bagnis por 2 x 1, com parciais de 7/5, 2/6 e 6/2; e Clezar foi superado pelo também argentino Federico Delbonis por um duplo 6/1.

No feminino, a brasileira Laura Pigossi foi derrotada espanhola Silvia Soler-Espinosa por 2 x 0, com parciais de 6/0 e 6/1; e Beatriz Haddad Maia perdeu para a polonesa Katarzyna Piter por um duplo 6/3.

Mais Brasil em quadra
A rodada desta terça-feira terá mais jogadores do Brasil em quadra. Por volta de 16h30, a pernambucana Teliana Pereira, número 1 do Brasil e 92ª no ranking mundial, faz sua estreia no torneio de simples feminino, na quadra central, contra a romena Alexandra Cadantu, 60ª do mundo.

Pela chave de duplas feminina, Beatriz Haddad Maia e Maria Fernanda Alves jogam contra as gêmeas ucranianas Lyudmya Kichenok e Nadiya Kichenok. A partida será às 13h.

Fonte:
Brasil 2016



18/02/2014 12:53


Artigos Relacionados


Bellucci vence a primeira no Brasil Open

Bellucci e Rogerinho jogam nesta quinta (27) no Brasil Open

Bellucci recebe wild card para disputar o Brasil Open

Bruno Soares é eliminado do Rio Open

Bruno Soares joga quartas nas mistas do Australian Open

Thomaz Bellucci avança no Aberto da Austrália