BENEDITA CRITICA PRESSA NA PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRÁS
Ao criticar a urgência do governo em privatizar a Telebrás, a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) disse que os partidos de oposição teriam uma contribuição importante a dar sobre o modelo econômico do país, inclusive sobre oportunidade e condições de vender patrimônio público, mas "essa pressa nos está impedindo". A senadora observou que "enquanto isto, a base de sustentação do governo se cala".
Para Benedita, a privatização da Telebrás - a melhor e mais rentável das estatais brasileiras - não pode ser decidida por um pequeno grupo de "iluminados", mas precisa ser debatida por toda a sociedade. " Será que seremos lançados na fogueira dos intolerantes que não querem a modernidade? Sabemos que patrimônio público que dá lucro não pode ser privatizado sem garantias. Será que seremos exorcizados pela sociedade por entendermos do assunto?", perguntou.
A senadora pelo Rio de Janeiro negou que o PT, defenda a estatização total da economia. "Já disputamos duas eleições presidenciais, onde foram explicitados nossos programas, desde a defesa dos direitos individuais até as chamadas políticas-macro. Não somos retrógrados que não querem ver o país crescer. Mas sabemos que algumas estatais promovem programas sociais relevantes que, na privatização, precisam ter garantias de serem preservados".
E prosseguiu: "Sabemos como deixar o Brasil com uma economia forte que dê a todas as empresas, desde as micro até as gigantes, oportunidades justas de negócios. Estamos preocupados com o legítimo direito de todos os cidadãos de terem saúde, educação, moradia, alimentação, lazer e até prazer. Não podemos ser acusados de falta de brasilidade por questionar decisões do governo".
01/07/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
BENEDITA CRITICA O PROGRAMA DE PRIVATIZAÇÃO
Papaléo critica prejuízos às populações pobres da Região Norte resultantes da privatização do Sistema Telebrás
GERALDO CÂNDIDO CRITICA PRESSA DO GOVERNO NA PRIVATIZAÇÃO DE FURNAS
JEFFERSON QUESTIONA ÉTICA NA PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRÁS
CAE REJEITA ACOMPANHAMENTO DA PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRÁS PELO TCU
HELOÍSA HELENA É FAVORÁVEL À CPI PARA INVESTIGAR PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRÁS