BENEDITA DA SILVA ADMITE QUE A CHINA PODERÁ SER MAIS PODEROSA QUE OS EUA
A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) admitiu a hipótese que vem sendo levantada por alguns analistas de que a China poderá substituir os Estados Unidos como país mais poderoso do planeta. Ela destacou a visita do presidente chinês, Jiang Zemin, ao presidente americano, Bill Clinton e argumentou que o maior país socialista do mundo está se tornando cada vez mais forte em razão de seu extraordinário crescimento e desenvolvimento econômico, de 11% em média nos últimos 15 anos.
Ela lembrouque a visita de Jiang Zemin aos EUA tem o objetivo de torná-lo respeitado e integrado à comunidade internacional de líderes. O presidente chinês também visa, segundo a senadora, obter financiamentos internacionais para reformas que está implantando, além de pretender que a China seja ouvida nas questões diplomáticas importantes.
Para Benedita da Silva, o presidente americano, por sua vez, tem consciência de que os Estados Unidos não podem aplicar políticas de contenção com relação à China, pois reconhecem a importância de cooperar com aquele país e seu colossal mercado consumidor. A seu ver, os norte-americanos precisam equilibrar o déficit comercial que têm com a China, no valor de US$ 44 bilhões.
- Sendo assim, em que pese às inúmeras críticas àquele país continental - mão-de-obra barata, políticas repressoras, (notadamente com relação ao Tibete), a questão dos direitos humanos e o regime político - os Estados Unidos estão propondo um relacionamento "construtivo" para ambas as nações. Estão fazendo jus à máxima que se lê nas paredes dos escritórios públicos norte-americanos "Entre países não há amizade e sim interesses". Esta frase dá o tom da diretriz adotada em política internacional pelos Estados Unidos - disse a senadora.
30/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Benedita admite enfrentar Garotinho
Presidente da Petrobras é eleita mulher de negócios mais poderosa do mundo pela Fortune
BENEDITA DA SILVA COMEMORA DIA DA ÁFRICA
BENEDITA DA SILVA EXALTA PRESTES
Benedita da Silva: 'Mário Covas era coerente.'
Sarney recebe visita de Benedita da Silva