BENEDITA DA SILVA ESTARÁ EM LUTO, NO DIA DO TRABALHO, PELO DESEMPREGO



Um dia de luto. Para a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), assim deve ser o dia do trabalhador, 1º de maio. Ela citou números de um estudo recentemente publicado por Márcio Pochmann, professor de Economia da Unicamp, mostrando que foram extintos 2,47 milhões de empregos entre 1990 e 1997.

Segundo a senadora, o estudo - baseado em dados do Ministério do Trabalho e do IBGE - revela que 787 mil postos de trabalho formais foram fechados após o Plano Real (julho de 1994). Nos últimos sete anos, o número de desempregados saltou de 1,82 milhão para 5,08 milhões.

- Não podemos mais admitir, a pretexto de manter a inflação baixa, o elevadíssimo custo da recessão e do conseqüente desemprego que se alastra como uma gangrena social. Precisamos extirpar esse mal antes que o paciente morra. Diante dessa vexatória inoperância governamental, estarei de luto - afirmou a senadora.

Ela ressaltou que, na contramão dos empregos com registro em carteira, cresce o número de ocupações no mercado informal. Amparada no estudo de Pochmann, a senadora disse que houve um crescimento de 39,1%de trabalhadores "por conta própria" entre 1989 e 1996, enquanto a população economicamente ativa cresceu 16,9%.

Benedita da Silva afirmou que as regiões metropolitanas, por serem mais dependentes da atividade industrial, são mais atingidas pelo desemprego. Assim, foram cancelados 1,8 milhão de empregos neste setor, contra 477 mil postos na área de comércio e serviços e 99 mil na agricultura.

O problema, porém, é visível também no interior do país. Apenas o Ceará registrou 4.734 novos empregos entre 1990 e 1997. Segundo Benedita, isto foi provocado pela transferência de empresas do setor calçadista para o interior daquele estado, fugindo de altos custos e de um sindicalismo organizado no Sul e Sudeste do país.

No interior paulista, o número de vagas diminuiu em 383 mil. Em Minas Gerais, excluída a capital, houve uma redução de 150 mil empregos. Já em todo o estado do Rio de Janeiro, a redução do número de empregos chegou a 331,8 mil postos, dos quais 267 mil somente na região metropolitana.

Benedita lembrou que a recessão provocou o maior índice de desemprego dos últimos 14 anos, alcançando 7,4% na média nacional. A taxa de desemprego no Rio é hoje de 5,03%, e atinge 8,3% em São Paulo.



29/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA AGRAVA DESEMPREGO, DIZ BENEDITA DA SILVA

Senadores encerram sessão em luto pela morte de deputado Alberto Silva

BENEDITA DA SILVA COMEMORA DIA DA ÁFRICA

BENEDITA DA SILVA EXALTA PRESTES

Benedita da Silva: 'Mário Covas era coerente.'

Sarney recebe visita de Benedita da Silva