BENEDITA: HOMENS DEVEM TER CRECHES PARA SEUS FILHOS



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) defendeu hoje (dia 24) projeto de sua autoria que estabelece a obrigatoriedade de as empresas com mais de 30 trabalhadores acima de 16 anos terem local apropriado para os filhos dos funcionários durante o período de amamentação até os seis anos, sendo garantida a manutenção de assistência técnica e educacional.

Segundo a senadora, a Constituição de 1988 prevê o direito à creche, no local de trabalho, apenas para as trabalhadoras mulheres. Na opinião de Benedita,a creche e a pré-escola constituem um direito da criança à educação e um direito dos pais trabalhadores de compartilharem a educação de seus filhos com equipamentos sociais.

- Precisamos ultrapassar essa barreira preconceituosa e sexista, que diz que apenas a mulher é responsável pela educação dos filhos, sendo unicamente dela, como trabalhadora, o direito de creche - afirmou.

Para Benedita da Silva , "o aumento dos encargos sociais é uma questão relevante, mas a enorme dívida social que o país tem com sua infância" é muito mais aflitiva. Ela citou como exemplos desta dívida o empobrecimento infantil crescente, taxas de mortalidade infantil, desnutrição, analfabetismo, exploração de mão-de-obra e exploração sexual.

- Argumentos existem para demonstrar que a criança precisa ser prioridade nacional. É triste constatar a indiferença, a insensibilidade das elites perante as questões sociais. Podemos supor que a criança não tem poder de barganha, por isso vem sendo explorada com freqüência - frisou.

Benedita da Silva manifestou-se "indignada" com o episódio da CPI dos Precatórios. "Lamentavelmente, estamos diante de dois problemas que causam indignação e significam uma vergonha nacional: a questão do relatório da CPI e o drama das crianças, que são discriminadas desde o dia em que nascem".

24/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa quer garantir creches para filhos de trabalhadores nas empresas

Empresas podem ser obrigadas a manter creches para filhos de funcionários

Paim quer regulamentar obrigatoriedade de creches para filhos de trabalhadores

Cristovam defende multa para os pais que não forem à escola de seus filhos

BENEDITA DIZ QUE AS MULHERES NÃO QUEREM DEFRONTAR-SE COM OS HOMENS

Creches públicas devem se cadastrar para receber recursos