BENEDITA LEMBRA DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) homenageou a Cruz Vermelha ao lembrar que, há 135 anos, comemora-se em 8 de maio o Dia Mundial dessa organização internacional. "A idéia da criação da Cruz Vermelha surgiu em 1859, na mente do suíço Henry Dunant, e o dia 8 de maio foi escolhido como data comemorativa da organização por ser a do nascimento, em Genebra, de seu grande idealizador e fundador", disse a senadora.

Benedita explicou que Henry Dunant tomou a iniciativa de organizar um corpo de voluntários durante a Batalha de Solferino, na Itália, onde franceses e italianos combatiam os austríacos. A idéia surgiu ao ver cerca de 40 mil homens feridos ou moribundos espalhados pelos campos sem assistência médica adequada. Dunant acomodou os feridos em igrejas, escolas e casas particulares da região.

Em 1864, continuou a senadora, foi instituído o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, após a assinatura da Convenção de Genebra. Hoje, a entidade tem Sociedades Nacionais em 171 países e reúne cerca de 350 milhões de voluntários que lutam para prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com total imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, nível social, religião ou opinião política.

Fundada em 1908, A Cruz Vermelha brasileira também foi lembrada por Benedita devido ao seu trabalho como auxiliar dos poderes públicos no atendimento à população em caso de seca, de inundações, catástrofes e epidemias, em comum acordo com a Defesa Civil.

- Como sabemos muito bem, onde quer que se faça necessária a mão amiga do auxílio, do carinho e do conforto aos necessitados, lá estão, e sempre estiveram, os desprendidos voluntários da nossa Cruz Vermelha, distribuindo donativos como roupas, alimentos, medicamentos ou participando ativamente na assistência aos desabrigados pelas chuvas e inundações e aos flagelados da seca - concluiu Benedita.



13/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cruz Vermelha recebe produtos brasileiros em feira mundial

Presidente da Cruz Vermelha visita Sarney

Encerrada homenagem à Cruz Vermelha Brasileira

Cruz Vermelha nega terceirização em hospital da Paraíba

Começa debate sobre terceirizações da Cruz Vermelha

Cruz Vermelha poderá receber 0,15% da arrecadação com loterias