BENEDITA PEDE APOIO A PROJETO QUE PROTEGE SAÚDE DAS CRIANÇAS



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) pediu hoje (dia 7) o apoio dos senadores para a rápida aprovação de projeto de sua autoria que dispõe sobre a comercialização de substitutivos do leite materno e artigos de puericultura, em tramitação no Senado.

Benedita da Silva disse que o principal objetivo da sua proposta é criar uma base legal que confira eficácia à ação reguladora e fiscalizadora das autoridades sanitárias do país, reprimindo ações que promovam "o desmame precoce". A senadora entende que o aleitamento materno proporciona um melhor crescimento e desenvolvimento das crianças, além de prevenir a mortalidade infantil.

Ela destacou que, apesar de alguns avanços nessa área, dirigentes da Organização Mundial de Saúde informaram que, a cada ano, morrem no mundo mais de um milhão de crianças e outros milhões sofrem com a desnutrição ou doenças diarréicas porque não foram adequadamente amamentadas.

No Brasil,observou Benedita da Silva, a partir do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, a produção de leite em pó modificado reduziu-se quase à metade, segundo dados da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura.

Benedita lembrou que amanhã (dia 8) encerra-se a 6ª Semana Internacional de Aleitamento Materno, evento criado em 1992 para reafirmar as decisões contidas na "Declaração de Innocenti", elaborada por um grupo de formuladores de políticas de saúde de governo e das Nações Unidas, reunidas na Itália, em 1990.



07/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA PEDE SOBRESTAMENTO DO PROJETO DOS PLANOS DE SAÚDE

BENEDITA PEDE SOBRESTAMENTO DO PROJETO DOS PLANOS DE SAÚDE

Rosalba Ciarlini pede apoio para projeto que institui auxílio a famílias de crianças com câncer

BENEDITA PEDE APOIO PARA FERRONORTE

Patrocínio pede pressa para projeto que protege consumidor

Paim leva apoio a projeto de Benedita da Silva sobre o idoso