BENEDITA PEDE SOBRESTAMENTO DO PROJETO DOS PLANOS DE SAÚDE



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) informou hoje à tarde (dia 3), na sessão conjunta do Congresso Nacional, que pediu o sobrestamento do projeto de lei do que dispõe sobre planos e seguros de saúde privados, que teve a sua votação adiada pela manhã na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Para Benedita da Silva, a matéria deveria ser votada na forma do substitutivo do relator, senador Sebastião Rocha (PDT-AP), que, a seu ver, corrigiu distorções relativasàs "benesses" que atingem somente as empresas exploradoras do setor de saúde, em detrimento dos usuários, contidas no projeto que passou pela Câmara dos Deputados.

Ela disse que, como a CAS recebeu pedido de destaquede voto em separado (DVS) do senador Romero Jucá (PFL-RR), da base governista, o relatório de Sebastião Rocha ficou prejudicado, "obrigando-nos a apresentar um novo projeto". Benedita considerou uma "afronta" o governo tentar manter uma proposição que só beneficiaas empresas do cartel da saúde, em detrimento do beneficiários daqueles planos.

-Eu era contra o projeto na forma como estava, mas depois das modificações do relator creio que a proposição ficou menos "economicista", sustentou a senadora - que lamentou a iniciativa de Romero Jucá, "de caráter meramente protelativo, para obstruir a matéria em votação".

Para Benedita da Silva, a unificação dos tratamentos de saúde, proposta por Sebastião Rocha, marcaria o fim das "cláusulas leoninas" contidas nos contratos dos planos em vigor no mercado que, a seu ver, não atendem ao usuário nas doenças mais graves. "Como o governo não quer ceder nesse sentido a solução é apresentanr um novo projeto", acrescentou.

03/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA PEDE SOBRESTAMENTO DO PROJETO DOS PLANOS DE SAÚDE

NABOR JÚNIOR PEDE SOBRESTAMENTO DE PROJETO DE MARINA SILVA

BENEDITA PEDE APOIO A PROJETO QUE PROTEGE SAÚDE DAS CRIANÇAS

PATROCÍNIO PEDE MELHOR ANÁLISE DO PROJETO SOBRE PLANOS DE SAÚDE

BOAVENTURA PEDE REJEIÇÃO DO PROJETO DA CÂMARA SOBRE PLANOS DE SAÚDE

BENEDITA PEDE MAIS ATENÇÃO PARA SAÚDE DA MULHER