BENEDITA PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE LEILÃO DA FLUMITRENS



"O leilão de privatização da Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) não pode se realizar da forma como está sendo proposto no edital", afirmou hoje (dia 24) a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), revelando ter encaminhado ofício ao Banco Central, via Ministério da Fazenda, pedindo esclarecimentos sobre o leilão. Ela enfatizou, em tom de ironia, que a concessão a ser vendida "vem recheada de presentes e interessantes brindes para quem for o vencedor doleilão".

Para Benedita, sua oposição às regras do leilão da Flumitrens nada tem a ver com a posição programática do PT que critica as privatizações de uma maneira geral. "Como fiscais dos bens públicos que somos nós, os senadores, não podemos permitir que seja feita caridade com dinheiro público", disse,

Benedita afirmou que, com a "bagatela" de R$ 28 milhões de preço mínimo, a nova empresa concessionária receberá as linhas, estações, construções e, "de presente", as benfeitorias que não foram incluídas por ocasião da avaliação dos ativos da Companhia. "Outro brinde interessante é representado por 100 caixas de equipamentos importados, avaliadas em R$ 20 milhões (ou seja, mais de 70% do preço mínimo), que não constam do edital, mas estão no estoque Flumitrens".

Ao finalizar seu pronunciamento, Benedita conclamou o Senado a acompanhar mais de perto as privatizações e impedir negócios contrários ao interesse público. "Quando um grupo seleto de empresários, com alta capacidade de influenciar editais de licitação, está prestes a marcar um golaço no patrimônio público carioca, a satisfação e alegria dessa galera interessada no leilão precisa ser contida. Não podemos permitir que se repita o presente Vale do Rio Doce com a Flumitrens".

24/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA FLUMITRENS

Termina na próxima quinta-feira (1º) prazo para esclarecimentos sobre Leilão de Transmissão da Aneel nº. 006/2011

PT pede esclarecimentos sobre ação da PF na Lunus

Jucá pede esclarecimentos ao TSE sobre coligações

CPI pede esclarecimentos sobre cárcere privado em São Paulo

Rollemberg pede esclarecimentos sobre investigação da Abin