BENEDITA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA FLUMITRENS



Preocupada com o processo de privatização da Flumitrens, a empresa de trens urbanos do Rio de Janeiro, a senadora Benedita da Silva (PT-DF) enviou requerimento ao Ministério da Fazenda e ao Banco Central solicitando explicações sobre os preparativos para a venda da empresa.

Benedita quer saber o valor total do empréstimo concedido pelo Banco Mundial à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), destinado ao Projeto de Descentralização do Transporte Ferroviário. A CBTU foi extinta e seus ativos transferidos para o estado do Rio, com formação da Flumitrens. O requerimento pede também que se informem os valores já pagos pelas duas empresas, qual o cronograma de pagamento da operação e como se dará a transferência da dívida, caso a Flumitrens seja privatizada.

Segundo a senadora, existe uma claúsula que permite à vencedora do leilão de privatização, marcado para 15 de julho, desistir da operação, caso o Senado não autorize a contratação de um novo empréstimo junto ao Bird. Além disso, Benedita da Silva assinala que, de acordo com o edital da privatização, os recursos do empréstimo ficarão com a empresa concessionária, enquanto a dívida vai para o estado. A senadora alerta para o risco de subavaliação da companhia, uma vez que o leilão se realizará antes da tramitação do empréstimo no Senado, o que na prática serviria de referendo para essa operação.

- As informações que estou solicitando são de vital importância para a análise desse processo de privatização que, segundo tendências, será prejudicial para o estado do Rio de Janeiro - avaliou.



22/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE LEILÃO DA FLUMITRENS

BENEDITA COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE PRIVATIZAÇÃO DE FLORESTAS

CE solicita informações sobre renúncias fiscais

CRE solicita ao Itamaraty informações sobre o Ciex

Líder do PPS solicita informações sobre PIC a Augustin

CPI aprova requerimento que solicita informações ao UOL sobre pedófilos