PT pede esclarecimentos sobre ação da PF na Lunus



O líder do PT, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), apresentou nesta quinta-feira (7) requerimento, em nome da bancada, para que a Polícia Federal esclareça as circunstâncias que envolveram a ação de busca e apreensão na empresa Lunus, da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e seu marido, Jorge Murad. São solicitadas informações sobre "todas as diligências, levantamentos, perícias e coleta de dados pertinentes à instrução de procedimento inquisitorial ou processo penal".

Para Suplicy, os desdobramentos da apreensão de bens e documentos na empresa, realizada na sexta-feira passada, suscitaram diversas dúvidas. Segundo o senador, é preciso saber se a ação policial foi ou não eivada de ilegalidade, se houve motivação política, qual seria a origem e o destino do R$ 1,39 milhão encontrado na empresa e o que levou o delegado da Polícia Federal Paulo de Tarso a telefonar para o Palácio da Alvorada na noite de sexta-feira e a fazer 14 outras ligações para Brasília no mesmo dia.

- A operação precisa ser objeto de melhor esclarecimento. Se era a intenção da Polícia Federal avisar o presidente Fernando Henrique, soa no mínimo estranho que ele tivesse se mostrado um tanto surpreso, dizendo que só soube do fato por intermédio do senador Jorge Bornhausen - disse Suplicy.

O senador afirmou que o episódio originou "um verdadeiro furacão político", referindo-se à anunciada saída do PFL da base governista. "A decisão de deixar o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso é algo extremamente sério. Não é tempestade em copo d"água", avaliou.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) observou que "a disputa na base governista interessa pouco à oposição. O que nos interessa aqui são as denúncias", disse, lembrando ser obrigação do Congresso Nacional investigar o desvio de recursos públicos, o que, segundo a senadora, "possivelmente" ocorreu.

Suplicy também anunciou no Plenário os nomes dos senadores do Bloco Oposição indicados para a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará as pesquisas eleitorais. São eles Sebastião Rocha (PDT-AP), José Eduardo Dutra (PT-SE) e, como suplente, Emilia Fernandes (PT-RS).



07/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB pede esclarecimentos sobre ação da PF envolvendo senador Flexa Ribeiro

Requerimento pede convocação de diretor da PF sobre caso Lunus

Sarney diz que ação da PF na Lunus é "perseguição política" a Roseana

Delegado da PF diz que ação na Lunus não visava atingir Roseana Sarney

Jucá pede esclarecimentos ao TSE sobre coligações

CPI pede esclarecimentos sobre cárcere privado em São Paulo