BENEDITA PROPÕE E SENADO APROVA PESAR PELA MORTE DE SÍLVIO CALDAS
O plenário do Senado aprovou hoje (dia 4) a inscrição, nos Anais da Casa, de voto de pesar pelo falecimento do cantor Sílvio Caldas, ocorrido ontem (dia 3), em Atibaia (SP). Pelo requerimento de iniciativa de Benedita da Silva (PT-RJ) e Eduardo Suplicy (PT-SP), a Casa também enviará condolências à família.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP), em encaminhamento favorável, sugeriu que a aprovaçãodo projeto que atualiza a legislação relativa aos direitos autorais seria outra forma de homenagear Sílvio Caldas.
Na opinião de Benedita, Sílvio Caldas foi um dos poucos brasileiros que soube preservar o valor da cultura popular, "correndo como peregrino por todos os cantos do país". A seu ver, seria impossível falar do "Caboclinho" sem mencionar sua grande obra Chão de estrela, que transformou-se em um dos maiores mitos da cultura musical brasileira. Ela chamou atenção para a trajetória artística de Sílvio Caldas que se estendeu ao teatro e ao cinema. O filme Favela dos meus amores de Humberto Mauro foi lembrado pela senadora como "uma grande fonte inspiradora".
Em aparte, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) considerou justa a manifestação de Benedita e enfatizou a importância de Sílvio Caldas na divulgação dos costumes brasileiros por meio da música. Na opinião do senador Francelino Pereira (PFL-MG), ninguém melhor que a senadora carioca para expressar sentimentos de pesar em nome de todos os brasileiros. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também solidarizou-se com o pronunciamento.
04/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CABRAL: MORTE DE SÍLVIO CALDAS ENCERRA ERA ROMÂNTICA
RÁDIO SENADO PRESTA HOMENAGEM A SÍLVIO CALDAS
Senado aprova pesar pela morte de maestro
SENADO APROVA PESAR PELA MORTE DE DIDIER
Senado aprova pesar pela morte de Lucy Montoro
Senado aprova voto de pesar pela morte de sindicalista do RJ