Benedito de Lira assume Comissão de Agricultura e cobra políticas públicas para o setor



Eleito por aclamação presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quarta-feira (27), o senador Benedito de Lira (PP-AL) defendeu a formulação de políticas públicas de incentivo ao setor primário, visto que a agricultura, apesar de todas as dificuldades, tem sido a alavanca do desenvolvimento e a responsável pelo equilíbrio da balança comercial.

Benedito de Lira, que terá como vice o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), afirmou que há muitos gargalos na agricultura e pediu um esforço da comissão em favor do agronegócio brasileiro. Ele também defendeu a regulamentação, pelo Ministério da Agricultura, de projeto de lei já aprovado no Congresso Nacional que estabelece a criação de genéricos para produtos veterinários.

Segundo Lira, também é preciso lidar com o alto preço para embarque e desembarque de produtos agrícolas nos portos brasileiros, onde os navios chegam a levar 60 dias para descarregar.

- A China comprou nove navios de soja nos Estados Unidos porque aqui o carregamento leva muito tempo. Não temos capacidade competitiva com o mercado internacional por conta desse tipo de gargalo nos portos - afirmou.

Benedito de Lira disse ainda ser “inadmissível” que um país com a dimensão do Brasil não conte com ferrovias.

- Toda produção nacional é transportada em caminhões, o que demanda custos, e por isso o custo Brasil é absolutamente alto – afirmou.

Benedito de Lira também cobrou apoio “especial e diferenciado” do governo para o setor sucroalcooleiro, que hoje enfrenta dificuldades. Em Alagoas, afirmou, a atividade resume-se a menos de 30 usinas.

- Não existe política do governo para atender o setor sucroalcooleiro. Lá atrás tinha subsidio para produtores de cana do Nordeste, para compensar diferenças de terra e clima. A política acabou. Hoje, as usinas vivem em função da capacidade dos pequenos produtores de cana do Nordeste – afirmou.

Antes do encerramento da reunião, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que Benedito de Lira está “preparadíssimo” para presidir a CRA. Ele observou que de nada adianta o Brasil ser o maior produtor de grão do mundo se não houver infraestrutura de armazenamento e capacidade de escoamento da produção.



27/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito Lira cobra medidas para enfrentamento da seca no Nordeste

Benedito de Lira cobra federalização da rodovia AL-101

Benedito de Lira cobra política de incentivo à indústria sucroalcooleira

Benedito de Lira cobra participação do Congresso no fortalecimento da piscicultura

Benedito de Lira cobra socorro aos pequenos produtores de leite do Nordeste

Benedito de Lira cobra plano definitivo de combate à seca no Nordeste