Benedito Lira cobra medidas para enfrentamento da seca no Nordeste



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (30), o senador Benedito de Lira (PP-AL) voltou a lamentar a situação dos municípios do Nordeste atingidos pela seca. Embora reconhecendo que não é possível cobrar das autoridades que acabem com a seca, o senador observou que é possível pedir a adoção de medidas que minimizem o sofrimento daqueles que são atingidos pelas consequências da estiagem prolongada.

Benedito de Lira disse que não existe um projeto de governo que tenha como objetivo amenizar a situação enfrentada por regiões do Nordeste atingidas ciclicamente pela seca. Ele defendeu uma parceria entre União, estados e municípios para encontrar um caminho para melhorar as condições de vida do nordestino.

- Não é possível que o Brasil seja a sexta economia do mundo e deixe parte da população passando fome e sede – protestou o senador, para quem “é preciso ir além do caminhão-pipa”, no caso da seca.

Caju

Benedito de Lira registrou que os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí têm tomado medidas para amenizar a situação de seus agricultores. De acordo com o senador, esses estados têm incentivado a cultura do caju, que se adapta bem às condições climáticas da região e tem garantido a sobrevivência dos agricultores, mesmo em época de forte estiagem.

O senador disse que o proveito do caju é muito alto, já que a fruta pode ser usada para produzir farinha, doces e sucos, e a castanha tem grande aceitação no mercado. Além disso, a própria fruta tem comércio garantido. O senador lembrou que a cultura do caju não exige grandes investimentos e pediu o apoio do governo federal para projetos desse tipo. Ele informou que, em Alagoas, um programa de cultura do caju vai exigir cerca de R$ 2,5 milhões de investimento, podendo beneficiar mais de 500 famílias.

- É um projeto que vai dar renda e dignidade às pessoas – defendeu o senador.



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira cobra plano definitivo de combate à seca no Nordeste

Benedito de Lira cobra socorro aos pequenos produtores de leite do Nordeste

Humberto Costa elogia medidas para enfrentamento da seca no Nordeste

Garibaldi Alves sugere medidas urgentes para enfrentamento da seca no Nordeste

Valadares cobra medidas para o combate à seca no Nordeste

Benedito de Lira reclama ‘obras estruturantes’ para a convivência com a seca