Benedito de Lira defende MP com recursos para creches e mais investimento em educação no Nordeste




O senador Benedito de Lira (PP-AL), em discurso nesta quinta-feira (25), defendeu a aprovação da MP 533/11, que autoriza a União a repassar recursos aos municípios e ao Distrito Federal para a manutenção de novas creches, cujas matrículas ainda não foram computadas pelo Censo Escolar. Na opinião do senador, são inúmeras as deficiências de atendimento escolar na rede pública, particularmente nas creches, e o apoio financeiro previsto é essencial.

A matéria ainda tramita na Câmara. No último dia 24 foi aprovado o texto principal com modificações dos deputados, mas ainda faltam os destaques.

Para Benedito de Lira, somente o investimento em educação garantirá ao Brasil a capacidade de desenvolver-se econômica e socialmente.

- Precisamos aumentar o nível de investimentos em educação, sem esquecer a melhoria nos processos de gestão e da valorização dos docentes. Só assim seremos capazes de promover o desenvolvimento nacional. Muito já foi feito, mas ainda há muito por fazer - afirmou.

A defesa de mais investimentos para o setor foi motivada pelas informações de estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene). Segundo o documento, a região Nordeste precisará crescer 3% acima da média brasileira para que, em 16 anos, haja convergência entre o produto interno bruto (PIB) nacional e o nordestino.

Além disso, de acordo com o estudo, seria necessário que o governo investisse R$ 50 bilhões a mais por ano do que o aplicado nas demais regiões para que possa haver essa convergência.

Segundo Benedito de Lira, não há como falar em alternativas para o desenvolvimento ou em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sem se falar em educação.

O senador citou dados do sistema educacional que colocam a região em desvantagem, mas salientou que o governo federal, aliado aos governos estaduais, tem investido em programas educacionais importantes. Ele mencionou o Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Universidade para Todos (Prouni), ou ainda o programa Alagoas Tem Pressa, para erradicação do analfabetismo. Mas é preciso mais, salientou.



25/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira aponta baixa qualidade da educação pública e pede mais recursos para o Nordeste

Benedito de Lira pede mais investimento no Nordeste

Benedito de Lira defende investimentos em infraestrutura no Nordeste

Benedito de Lira defende penas mais severas para motoristas bêbados

Benedito Lira cobra medidas para enfrentamento da seca no Nordeste

Energia eólica pode ser solução para Norte e Nordeste diz Benedito de Lira