Benedito de Lira defende investimentos em infraestrutura no Nordeste



O senador Benedito de Lira (PP-AL) defendeu nesta quinta-feira (26) o reforço nos investimentos do governo federal na área de infraestrutura nas regiões menos desenvolvidas do país. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Benedito de Lira disse acreditar na efetividade das políticas públicas para reduzir os desequilíbrios regionais.

- Que a presidenta Dilma continue fazendo pesados investimentos nessas regiões mais pobres, para que possamos não acabar com as divergências, porque demandará muitos anos, mas, pelo menos, diminuir as distâncias – declarou.

O senador citou números que apontam os bons resultados obtidos no Nordeste na redução da pobreza e no aumento de renda da população, mas afirmou que a região é a que apresenta os piores índices na relação entre investimentos autorizados no Orçamento da União por quantidade de habitantes. Segundo Benedito de Lira, a média no Nordeste é de R$ 247 por habitante, contra R$ 328 de média nacional.

- A situação se agrava porque os entes federados mais pobres, por muito que desejem investir em infraestrutura e distribuição de renda, dificilmente conseguirão fazê-lo, exatamente pela exiguidade de suas receitas – ponderou.

O senador afirmou que economistas e estudiosos há chegaram à conclusão de que é preciso tratar de maneira diferente os entes de acordo com o seu grau de desenvolvimento e que essas políticas contribuem para alavancar o crescimento econômico e fortalecer o pacto federativo.



26/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira pede mais investimentos federais na infraestrutura do transporte rodoviário

Benedito de Lira defende MP com recursos para creches e mais investimento em educação no Nordeste

Aviação regional e infraestrutura turística serão prioridade da CDR, diz Benedito de Lira

Benedito de Lira pede mais investimento no Nordeste

Benedito Lira cobra medidas para enfrentamento da seca no Nordeste

Benedito de Lira cobra socorro aos pequenos produtores de leite do Nordeste