Benedito de Lira reclama ‘obras estruturantes’ para a convivência com a seca



O senador Benedito de Lira (PP-AL) lamentou que o Brasil não tenha ainda realizado “obras estruturantes” para facilitar a convivência da população com o clima semiárido. Ele agradeceu à presidente da República, Dilma Rousseff, por ter incluído, no programa Brasil Sem Miséria, o subprograma Água Para Todos, cuja primeira providência foi a construção de milhares de cisternas. Mas lembrou que a cisterna só acumula água se chover.

- E o carro-pipa continua, atravessando o tempo e os séculos – afirmou Benedito de Lira, que preside a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em pronunciamento no Plenário, na noite desta quarta-feira (25).

O senador agradeceu à presidente da República pela rápida liberação de recursos para o combate aos efeitos da seca, mas ponderou que os créditos, da ordem de R$ 2,7 bilhões, terão desaparecido em poucos meses, enquanto os problemas crônicos relacionados à seca continuarão. Para ele, é preciso um programa de grandes dimensões, a exemplo do PAC, para atender às necessidades da população do semi-árido, por meio de obras “estruturantes”. Benedito de Lira observou que vários estados nordestinos poderiam conviver melhor com os períodos de seca se os recursos existentes – como aqüíferos – fossem bem aproveitados.

Ele elogiou a iniciativa dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff de aportar recursos na mobilidade urbana. Benedito de Lira reportou melhorias no transporte de Alagoas.



25/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito Lira cobra medidas para enfrentamento da seca no Nordeste

Benedito de Lira defende aprovação da MP da Seca para auxiliar pequenos agricultores

Benedito de Lira cobra plano definitivo de combate à seca no Nordeste

Benedito de Lira faz apelo por solução para greve dos servidores

Benedito de Lira quer tratamento diferenciado para Alagoas

Benedito de Lira articula plano para turismo nacional