Beneficiários do Bolsa-Atleta farão primeiros testes de controle de dopagem



Exames serão feitos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo


A primeira ação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) será realizada a partir desta segunda-feira (22). Até o proximo dia 30, o órgão realizará 100 exames de controle de dopagem, junto com o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec-UFRJ), em atletas que recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Os testes, que serão feitos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, caracterizam o processo inicial de operação da Autoridade.

As coletas serão executadas pelo oficial da Agência de Controle de Dopagem de Portugal, o médico João Marques, que veio ao País para realizar os exames. Para atender a todos os protocolos estabelecidos pela Wada (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping), a ABCD utilizou o acordo de cooperação técnica entre Brasil e Portugal para trazer o técnico especializado. 

Os controles de dopagem são realizados a partir de amostras de urina ou de sangue do atleta. Os exames de urina são normalmente usados para apontar tipos de hormônios sintéticos que melhoram o desempenho esportivo. Os testes de sangue são adotados para a detecção dos demais tipos de substâncias proibidas.

Desde 2010, todos os atletas que integram o programa Bolsa-Atleta assinam um termo de adesão, concordando em se submeter aos exames de controle de dopagem em qualquer período do ano.