Benício quer solução definitiva para a seca que atinge o Piauí



Dos 221 municípios do Piauí, o governo do Estado já decretou estado de calamidade pública em 158, e estado de emergência em 36, informou nesta terça-feira (21) o senador Benício Sampaio (PPB-PI) ao cobrar do governo federal soluções definitivas para o problema da seca que atinge a região periodicamente. Ele disse que no período de agosto a dezembro - época de ausência total de chuvas - a situação tende a se agravar.

Em Picos, cidade visitada pelo senador no final de semana passado, a situação é preocupante e desanimadora. Municípios próximos já convivem com a falta de alimentos e de oportunidades de trabalho, segundo testemunhou Benício Sampaio. A perspectiva é de êxodo em busca de melhores localidades que assegurem, pelo menos, a sobrevivência familiar. O comentário nestas cidades é que não fossem os aposentados do Funrural, a evasão já teria iniciado.

- É inaceitável, é revoltante, é também repugnante verificar que uma sociedade tecnologicamente sintonizada em tempo real com os instrumentos desenvolvimentistas do Século XXI, parte de uma aldeia globalizada, que se comunica instantaneamente nos seus aspectos econômicos e socioculturais, não encontre solução para o quadro de fortes tensões sociais que se lhes avizinha - afirmou Benício Sampaio.

O senador disse que é incrível acreditar que a seca manifeste seus efeitos sobre um dos maiores lençóis de águas subterrâneas do país. Ele também lamentou que sequer foi traçado um perfil hidrogeológico dos lençóis ou programada a sua racional utilização. Benício também registrou que nem toda a água se esconde sob a terra e que vários grandes açudes e barragens agonizam diante da indiferença dos órgãos públicos ligados ao setor.

Estão sem qualquer utilização por programas que atendam comunidades, vilas ou cidades 1 bilhão de metros cúbicos de água acumulados, segundo estimou o senador. Por outro lado, acrescentou, uma dezena de grandes açudes e outros seis em construção ou sendo licitados não dispõem de adutoras que permitam a utilização dos seus mananciais.

- O estado do Piauí não tem um quilômetro de adutora que possa viabilizar a transferência de águas dos lagos para as cidades, municípios ou sítios de irrigação - lamentou.

Em aparte, o senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) também cobrou do governo federal a instituição de um programa permanente para o Nordeste. Ele criticou a extinção da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), que, na sua visão foram propulsores do desenvolvimento socioeconômico da região.



21/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Conselho Nacional de Saúde quer solução definitiva para financiamento do setor

Benício Sampaio pede socorro para o Piauí

Heráclito cobra solução definitiva para aeroporto de Teresina

Crivella pede solução definitiva para inundações no Rio de Janeiro

Mozarildo reivindica solução definitiva para falta de médicos no interior

Valadares pede MP para dar solução definitiva à dívida dos pequenos agricultores