Bernardo Cabral lança novo caderno sobre Agência Nacional de Águas



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) comunicou ao Plenário nesta terça-feira (dia 21), o lançamento do Caderno Legislativo n°005/2001: a Agência Nacional de Águas, em comemoração ao Dia Mundial da Água, que acontece nesta quinta-feira (dia 22). A obra, de sua autoria, relata todo o processo legislativo destinado à aprovação da lei que criou a Agência Nacional de Águas. O caderno está editado em 5 mil exemplares, com 1400 páginas distribuídas em dois volumes.

Bernardo Cabral lembrou que, nos últimos cinco anos, sempre ocupa a tribuna do Senado para tecer considerações sobre o Dia Mundial da Água. Este ano, destacou, o Brasil tem mais o que mostrar à comunidade internacional, porque desenvolveu uma nova mentalidade e organização legal, institucional e financeira na gestão de seus recursos hídricos.

Segundo o parlamentar pelo Amazonas, o primeiro fato importante foi a criação da lei que estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Na sua avaliação, essa legislação complementa, com princípios, diretrizes, objetivos, instrumentos e mecanismos financeiros, a preservação e melhor uso dos nossos recursos hídricos, com a participação e colaboração do governo, iniciativa privada e usuários.

Outro fator preponderante, disse Cabral, foi a sanção à lei que criou a Agência Nacional de Águas (ANA). Na sua opinião, a agência vai criar uma postura administrativa profissionalizada, em condições de reunir os melhores técnicos da área de recursos hídricos, dando apoio à gestão mais descentralizada.

Bernardo Cabral, em seu pronunciamento, acentuou ainda que os primeiros frutos da criação da ANA já aparecem no seu estado, o Amazonas. Ali, acrescentou, foi realizado, na semana passada, o curso de Gestão de Recursos Hídricos da Amazônia Ocidental, sob o patrocínio da ANA, da ANEEL, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e da Universidade do Amazonas.

Na ocasião, informou o senador, foi assinado um convênio de cooperação técnico científica entre a ANA e o IPAAM para implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos e a estruturação do Sistema Estadual de Gerenciamento para os próximos 2 anos.

- A riqueza dos debates e das proposições da formulação da ANA, realizada no Plenário, são a grande a grande contribuição inicial de nossa instituição ao processo de administração das águas, ressaltou Bernardo Cabral.

20/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL DEFENDE CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Agência Nacional de Águas lança portal para receber sugestões

Toma posse novo presidente da Agência Nacional de Águas

CAS ADIA VOTAÇÃO SOBRE AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Agência Nacional de Águas promove Corrida e Caminhada das Águas 2010

CABRAL: AGÊNCIA DE ÁGUAS DEVE PARTICIPAR DA REALIDADE DOS ESTADOS