Bernardo de Souza acompanha entrega de prédios históricos da Ufrgs



A convite da reitora da Ufrgs, Wrana Panizzi, o líder da bancada do PPS na Assembléia Legislativa, deputado Bernardo de Souza, acompanhou hoje(15/08) a cerimônia de entrega à comunidade de três prédios, restaurados graças a programa desenvolvido pela universidade. O parlamentar é autor da Lei 11.525/2000, que declarou como patrimônio cultural do Estado o conjunto do acervo histórico-aquitetônico da instituição.

A solenidade oficial foi antecedida de passeio pelos prédios - do Observatório Astronômico, da Rádio da Universidade e do museu - onde os convidados observaram as obras de restauração dos acervos. Os três fazem parte da lei que declara como integrantes do patrimônio cultural do Estado os prédios dos chamados primeiro quarteirão e segundo quarteirão. Também consta da declaração, os imóveis onde estão instaladas as faculdades de Direito, Engenharia e Medicina, o prédio conhecido como "Château", a Engenharia Nuclear, os Institutos de Eletrotécnica, Tecnológico e de Química, do Instituto Parobé, da Escola de Agronomia e Veterinária e da Reitoria.

O projeto originário - PL 126/2000 - foi aprovado pela Assembléia em 22 de agosto de 2000, por unanimidade, sancionado pelo governador em 15 de setembro de 2000, e publicado no Diário Oficial do Estado, já na condição de lei, em 18 de setembro do mesmo ano. Segundo Bernardo de Souza, a proposta reforçou as ações de preservação daquele acervo, aliando-se aos esforços da reitoria e da comunidade.



08/15/2002


Artigos Relacionados


Deputado participa da cerimônia de entrega dos prédios históricos da UFRGS

Prédios da UFRGS: patrimônio cultural do Estado

Prédios históricos da Ufpel são patrimônio cultural do Estado

Prédios históricos de oficinas culturais receberão R$ 22 milhões para restauro

Veja as reformas que serão feitas em prédios históricos que abrigam oficinas culturais

Bernardo acompanha vereadores em encontro com presidente da AL