Deputado participa da cerimônia de entrega dos prédios históricos da UFRGS



O líder da bancada do PPS na Assembléia Legislativa, deputado Bernardo de Souza, participa hoje (15/08) da entrega à comunidade de três prédios da Ufrgs restaurados através de programa específico da universidade. O parlamentar foi convidado pela reitora Wrana Panizzi, em razão de ser o autor da Lei 11.525/2000, que declarou como patrimônio cultural do Estado o conjunto do acervo histórico-arquitetônico da instituição e constituir-se numa aliada do projeto de recuperação dos prédios históricos da Ufrgs.

Aprovada pela Assembléia em 22 de agosto de 2000, por unanimidade, a legislação declara como integrantes do patrimônio cultural do Estado os prédios das faculdades de Direito, Engenharia e Medicina, do "Château", do Observatório Astronômico, da Engenharia Nuclear, dos Institutos de Eletrotécnica, Tecnológico e de Química, da Rádio da Universidade, do Instituto Parobé, da Escola de Agronomia e Veterinária e da Reitoria. A escolha, segundo Bernardo de Souza, levou em consideração os estilos arquitetônicos marcantes e a conexão dos imóveis com a história e o desenvolvimento do Estado e da própria universidade.

Além disto, Bernardo procurou, através da lei, reforçar ainda mais as iniciativas de preservação daquele acervo, aliando-se aos esforços da reitoria e da comunidade."A aprovação da lei representou o reconhecimento público da Assembléia Legislativa à Ufrgs, que sempre teve a vocação de ser a universidade de todos os gaúchos", afirma Bernardo de Souza.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto 126/2000 teve parecer favorável do deputado Vieira da Cunha (PDT), aprovado em 27 de junho de 2000, em reunião acompanhada por integrantes das direções das faculdades. Sancionado pelo governador em 15 de setembro de 2000, foi publicado no Diário Oficial do Estado, já na condição de lei, em 18 de setembro do mesmo ano. O deputado explica que o conceito de patrimônio cultural funciona como instrumento de aproximação do cidadão comum aos bens produzidos pela humanidade ao longo dos anos. Além de classificar os bens culturais , as Constituições Federal e Estadual estabelecem o pleno acesso a eles e preconizam sua proteção por parte dos poderes públicos.


08/15/2002


Artigos Relacionados


Bernardo de Souza acompanha entrega de prédios históricos da Ufrgs

Prédios da UFRGS: patrimônio cultural do Estado

Prédios históricos da Ufpel são patrimônio cultural do Estado

Ministra participa da cerimônia de entrega do Projeto de Lei que cria a SPCine

Governador participa da cerimônia de entrega da medalha do Mérito Comunitário

Lembo participa da cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo