BEZERRA DESTACA MELHORIAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) destacou os esforços do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) na realização de melhorias em seus processo, métodos e sistemas administrativos, a fim de garantir a todos os brasileiros o direito fundamental a uma aposentadoria digna e condizente com suas necessidades.

O governo, disse o senador, vem combatendo com relativo sucesso a sonegação, a fraude, as irregularidades e o descontrole administrativo que existem nessa área. Ele lembrou que o ministro Waldeck Ornelas afirmou recentemente que as contas previdenciárias já não são mais "uma dor de cabeça".

- Tem havido redução do déficit da Previdência, em decorrência da recuperação da economia brasileira, da implantação de novos programas de estímulo ao emprego formal e de uma melhor atuação administrativa do ministério - disse o senador.

Bezerra destacou ainda a nova Lei de Crimes Contra a Previdência Social, que prevê até 12 anos de cadeia para os fraudadores. Além disso, acrescentou, a utilização racional dos recursos da informática têm contribuído para maior controle de todas as atividades e para a redução do déficit previdenciário.

O senador também alertou para a necessidade de valorização dos recursos humanos na área da previdência. "Sem pessoal treinado e adequado, sem bons recursos humanos, não pode haver uma boa Previdência Social", afirmou. Bezerra lembrou que embora o Ministério já tenha implantado as carreiras de fiscal e de procurador da Previdência, a grande maioria dos servidores ainda se encontra fora de um plano de carreira específico para o desempenho de suas atividades funcionais, embora o ministro Waldeck Ornelas já tenha encaminhado ao Ministério do Planejamento o anteprojeto de lei que dispõe sobre a carreira de técnico previdenciário.

- É um compromisso do governo federal assumido na década de 80 e até hoje não cumprido. Até o momento, o governo federal ainda não deu uma solução para esse importante problema, que afeta não apenas o servidor as Previdência Social, mas todos os beneficiários do sistema, pois quando um dos elos do conjunto é fraco, todo o conjunto é fraco - concluiu.

01/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá destaca crescimento da arrecadação da Previdência Social

CARLOS BEZERRA DEFENDE MELHORIAS NA MALHA RODOVIÁRIA DO MATO GROSSO

INSS terá mais 1.500 técnicos do seguro social em agências da Previdência Social

Presidente do Fundo Social de Solidariedade avalia melhorias para a comunidade de Ilhabela

Paulo Paim destaca melhorias sociais apontadas em censo populacional

CARLOS BEZERRA APRESENTA PROJETO ALTERANDO CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÃO PARA PREVIDÊNCIA