BEZERRA HOMENAGEIA AS MULHERES DO PMDB
Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) homenageou as mulheres brasileiras que, junto com o PMDB, lutaram 20 anos por uma democracia para o Brasil, "ajudando a escrever a história da resistência do partido ao arbítrio da ditadura militar, muitas delas torturadas e aprisionadas por tempo indeterminado".
Ele disse que a mulher logrou várias conquistas na Constituição de 1988, mas reconheceu que muitos desses avanços ainda dependem de legislação complementar. Afirmou que as mulheres constituintes "lutaram com denodo e conseguiram assegurar direitos que até então lhes eram negados", e lembrou que a representação feminina atual no Legislativo é de 33 deputadas e seis senadoras.
- Com tudo isso, entretanto, a participação da mulher no processo decisório do país é insignificante. Poucas mulheres ocupam cargos de segundo escalão nos ministérios. Não temos nenhuma ministra.
Ao homenagear as mulheres parlamentares, Carlos Bezerra citou sua esposa, Teté Bezerra, primeira deputada federal a ser eleita por Mato Grosso. E afirmou que "ela luta incansavelmente pelas conquistas femininas, quer em movimentos em nosso estado, quer no âmbito federal". E lembrou que Teté Bezerra foi uma das vitoriosas na aprovação da lei que fixou cotas garantindo 30% das vagas de cada partido para candidatas mulheres.
10/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA DESTACA ENCONTRO DO PMDB EM CUIABÁ
Líder do PMDB na Câmara defende Bezerra de acusação de nepotismo
Bezerra homenageia centenário de político potiguar
Papaléo homenageia escritor Amiraldo Bezerra
Fernando Bezerra homenageia centenário de Dinarte Mariz
GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE GREGÓRIO BEZERRA